presépios na aldeia mortágua
museu da misericórdia viseu
pj
261121083019a9f55af575cc44675655afd52fd8ee0b7e8852f2
221221102816ea5e4a48ad2623f3eea1d59d63cf34ae78d05d1d
140122144234ddd8df4b510d3e43d02babb42d9dd1f2fb699a5c

Miauuu! Chamaram por mim? Sou a Bella, a gatinha mais fofinha, saltitante…

11.12.24

A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…

09.12.24

O Natal é um momento de união, onde o amor se torna…

06.12.24
Abertura loja Antiqva - Viseu_-7
api days mangualde
vista_alegre
Home » Notícias » Diário » Tondela: Perícia automóvel regressa a Campo de Besteiros, 28 anos depois

Tondela: Perícia automóvel regressa a Campo de Besteiros, 28 anos depois

 Tondela: Perícia automóvel regressa a Campo de Besteiros, 28 anos depois
30.07.24
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Tondela: Perícia automóvel regressa a Campo de Besteiros, 28 anos depois
12.12.24
Fotografia: Jornal do Centro
 Tondela: Perícia automóvel regressa a Campo de Besteiros, 28 anos depois

Após uma paragem de 28 anos, a vila de Campo de Besteiros, no concelho de Tondela, volta a receber a Grande Prova de Perícia Automóvel. A 26.ª edição da competição está marcada para o feriado de 15 de agosto.

Criada em 1960 para ajudar os Bombeiros Voluntários do Vale de Besteiros, o Caramulo Racing Team vai agora reeditar a prova. Na apresentação da competição, Nuno Pinto, responsável da equipa, revelou que há muita expectativa no mundo automóvel em torno do regresso da Perícia Automóvel.

“Se em Campo de Besteiros há esta memória e este saudosismo, posso partilhar convosco que a perícia de Campo de Besteiros continua a ser uma marca neste mundo. Assim que se falou com algumas pessoas sobre a possibilidade de reatar a perícia houve um aplaudir e uma satisfação de muita gente ligada aos automóveis, que tem várias lembranças, e a perícia tem este peso”, realçou.

Nuno Pinto salientou que o objetivo da organização é tentar tornar a marca da prova “forte novamente, ou com mais força”. “Não quero criar expectativas demasiado elevadas, mas é o início de algo que pode ser muito importante”, defendeu.

A 26.ª Grande Prova de Perícia Automóvel é a primeira prova a ser promovida pelo Caramulo Racing Team. Nuno Pinto vincou que, hoje, “os tempos são outros”, tal com as “exigências” pelo que a competição, que tem o apoio da Federação de Automobilismo e Karting (FPAK), vai ser “um bocadinho diferente do que aquilo que acontecia” antigamente.

“Hoje em dia é um bocadinho mais difícil, ou não é permitido estar a fazer as coisas como na altura, as exigências são outras, as obrigações são outras e, portanto, será um bocadinho diferente. Sou suspeito, mas acho que vai ser uma prova muito gira e é muito importante que as pessoas passem a palavra e que venham ver a perícia”, concluiu.

O regresso da prova também foi uma iniciativa do presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros do Vale de Besteiros, Carlos Amaral, que desafiou o Caramulo Racing Team a “acelerar” nesse caminho.

“As coisas foram-se criando, o ano passado ainda não estavam reunidas as condições e então optámos por esperar mais algum tempo e aqui estamos a anunciar a 26.ª perícia automóvel”, adiantou, esperando que tudo “corra tudo bem, que se seja o reinício e o reinventar das provas de perícia em Campo de Besteiros”.

Já a presidente da Câmara de Tondela, Carla Antunes Borges, recordou que a perícia foi um “projeto que no passado deu provas” e salientou “a importância” para o território do relançamento da iniciativa.

“O que estamos hoje aqui a presenciar é o início de um novo ciclo, e como sempre um recomeço traz novos desafios, que são hoje diversos, como as novas regras de segurança, mas também à captação de novos públicos. Vai ser fundamental o envolvimento de toda a comunidade de maneira a trazer participantes, mas também público”, disse acrescentando que as provas de automobilismo são “uma marca distintiva e um produto turístico” que trazem pessoas ao concelho.

O presidente da Junta de Freguesia de Campo de Besteiros, Paulo Pacheco, afirmou que, apesar dos tempos terem mudado, a vontade de reeditar a perícia manteve-se junto do povo.

“A junta e a câmara associaram-se a este evento que penso que deve merecer a atenção de todos, para ver se corre bem para o voltarmos a fazer no futuro. Acho que estamos todos de parabéns e que vamos todos ficar contentes com o regresso desta prova”, argumentou.

A Grande Prova de Perícia Automóvel terá lugar no dia 15 de agosto, a partir das 14h30, junto à Extensão de Saúde de Campo de Besteiros, onde antes era o campo de futebol da Neuza, que há 64 anos acolheu a primeira edição da iniciativa.

A corrida conta para a Troféu Raiano de Perícias, que mobiliza em média cerca de 40 pilotos, e conta ainda com uma prova extra. As inscrições abriram na última quarta-feira (24 de julho) e podem ser realizadas no site da FPAK.

A primeira Grande Prova de Perícia Automóvel de Campo de Besteiros aconteceu em 1960 e teve o seu ponto alto na década de 80. Houve anos em que estiveram em disputa 81 taças, algumas delas em ouro. A última edição aconteceu em 1996.

Durante este tempo, Campo de Besteiros recebeu vários nomes famosos do desporto motorizado. Os Bombeiros Voluntários do Vale de Besteiros tiveram na perícia uma fonte de receita, que servia para comprar ambulâncias, mangueiras, agulhetas, fardamentos, entre outro equipamento necessário à vida da associação humanitária.

 Tondela: Perícia automóvel regressa a Campo de Besteiros, 28 anos depois

Outras notícias

pub
 Tondela: Perícia automóvel regressa a Campo de Besteiros, 28 anos depois

Notícias relacionadas

Procurar