marcha lgbt viseu
ARQUIVO_Diabetes_Movimento
ipg
herdade santiago
quartos apartamentos imobiliário viseu foto jc
arrendar casa

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25

Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….

07.08.25
tribunal_justica_2
Bruno Rocha 2025 Cinfães
jose laires
foto
miss teen
praia da carriça
Home » Notícias » Cultura » Tragédia dos incêndios chega ao Teatro Viriato

Tragédia dos incêndios chega ao Teatro Viriato

pub
 Tragédia dos incêndios chega ao Teatro Viriato - Jornal do Centro
05.12.22
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Tragédia dos incêndios chega ao Teatro Viriato - Jornal do Centro
05.12.22
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Tragédia dos incêndios chega ao Teatro Viriato - Jornal do Centro

A companhia Leirena Teatro vai apresentar este mês o espetáculo “Sob a Terra” no Teatro Viriato, em Viseu. A peça vai subir ao palco no próximo dia 19, pelas 21h30, e tem entrada gratuita.

A peça multidisciplinar conta com a encenação de Frédéric Da Cruz Pires, música ao vivo de Surma e projeção de desenho digital em tempo real pelo artista Nuno Viegas. O anúncio foi feito pela Direção Regional de Cultura do Centro (DRCC), que promove o espetáculo.

“Sob a Terra” vai entrar em digressão pela zona Centro a partir desta quarta-feira (dia 7) com onze apresentações que irão decorrer até fevereiro do próximo ano, no âmbito de um projeto organizado pela DRCC em parceria com a Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais, “Não Brinques com o Fogo”.

A peça conta a história de uma aldeia e das suas gentes em três capítulos, numa terra onde a irresponsabilidade e a ignorância imperam, mesmo quando há quem procura chamar a atenção face ao perigo.

O espetáculo já tinha sido apresentado no verão de 2020, em diversas localidades afetadas pelos incêndios rurais. Segundo a DRCC, o objetivo por detrás da sua criação foi o de alertar para a adoção de comportamentos responsáveis de modo a reduzir as ignições e o número de fogos.

Sem recurso a fogo ou fumo, “Sob a Terra” cria tensão dramática pela poética, musicalidade e corpos dos atores, com “uma ameaça sempre latente”: a possibilidade de fogo.

“Queremos que as pessoas se identifiquem e que sejam mais proativas. Se virem alguém a fazer algo que não deva, que comecem a dizer para não o fazer. Queremos que sejam agentes ativos na prevenção”, afirmou, na altura da apresentação do espetáculo, Frédéric da Cruz Pires.

O projeto procurou “veicular mensagens-chave sobre comportamentos de risco relativamente aos incêndios florestais, promovendo a mudança de atitudes através da sensibilização e capacitação das comunidades para a valorização e proteção do seu território”, acrescenta a direção regional.

Além de Viseu, “Sob a Terra” também vai passar neste dezembro por Figueira da Foz (dia 7), Góis, Idanha-a-Nova e Porto de Mós. Depois do Natal e do Ano Novo, o espetáculo vai ser apresentado em seis municípios da região Centro.

pub
 Tragédia dos incêndios chega ao Teatro Viriato - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Tragédia dos incêndios chega ao Teatro Viriato - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar