No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
O IP3 vai ter o trânsito condicionado durante sete meses por causa da substituição de um viaduto ferroviário sobre a estrada que liga Viseu a Coimbra ao quilómetro 83,8, em Santa Comba Dão.
O anúncio foi feito esta quinta-feira pela Infraestruturas de Portugal (IP), que referiu que a intervenção será feita “no âmbito da empreitada de modernização do troço da Linha da Beira Alta entre Santa Comba Dão e Mangualde atualmente em curso”.
Para “permitir a boa execução da obra e garantir a segurança dos trabalhadores e dos utilizadores da via”, o trânsito será cortado no IP3 a partir das 7h00 da próxima terça-feira (10 de janeiro) entre os nós de acesso ao IC12 (quilómetro 82) e de Tondela (quilómetro 101).
O desvio será feito pelo IC12 e pela Estrada Nacional 230 e o percurso alternativo “estará devidamente sinalizado em toda a sua extensão”, acrescenta a IP.
O corte termina às 7h00 de 13 de janeiro. A partir desse dia, a circulação passará a ficar condicionada “a uma via em cada sentido, durante um período estimado de 7 meses”.
A IP pede aos automobilistas a “melhor compreensão” para os eventuais transtornos que o condicionamento possa provocar e realça que este é “imprescindível para garantir a execução dos trabalhos de modernização da infraestrutura ferroviária e a segurança dos utilizadores do IP3”.
O projeto de modernização da Linha da Beira Alta, que prevê a requalificação de cerca de 190 quilómetros, deveria ter ficado concluído inicialmente em dezembro de 2019, mas a sua conclusão está atrasada. A reabertura chegou a estar prevista para este mês de janeiro, mas tal não vai acontecer devido a um atraso nos trabalhos. A IP já nem aponta uma data para a conclusão da empreitada.