No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
O território Tarouquense tem um vastíssimo património histórico-cultural e arquitetónico, e também a natureza foi pródiga em dotar Tarouca de um património natural ímpar.
Neste sentido, o Município de Tarouca cria o Complexo de Trilhos de Tarouca, um projeto que se inicia com a criação de três pequenas rotas (PR) de 6km, 13km e 17 km, todas elas tendo como ponto de partida o Morro de Alcácima.
Com o mote “Andar, Correr, Visitar”, Tarouca convida-o assim a percorrer os seus trilhos e a deixar-se envolver pela sua paisagem moldada pela imensidão da serrania que a rodeia, e que confere a este território um toque de magia e beleza excecional.
Entre as várias propostas, está a passagem por Mondim da Beira, onde se pode ver a ponte medieval de arcos desiguais e a praia fluvial, considerada uma das mais bonitas desta região e que alia a natureza e a história.
Teixelo é também de paragem obrigatória. Aqui pode ver a pequena capela, mesmo antes de partir para Vilarinho.
Por fim, não poderia deixar de ser, visitar o complexo monástico de S. João de Tarouca.
O projeto das rotas foi desenvolvido pela autarquia em colaboração com o Grupo de Educação Física do Curso Profissional de Técnico de Apoio à Gestão Desportiva, do Agrupamento de Escolas de Tarouca.