barragem generalista
emanuel simões
IMDb Play it Again Yuki
janela casa edifício fundo ambiental
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
aluguer aluga-se casas

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
CVRDao_2
March-711-4
6
Home » Notícias » Diário » Turismo do Centro questiona população sobre impactos do setor na região

Turismo do Centro questiona população sobre impactos do setor na região

Observatório do Turismo Sustentável do Centro de Portugal lança inquérito online à população da região sobre os impactos positivos e negativos do turismo no território

pub
 Andebol: Sporting, Porto, Benfica e equipas de Alemanha e Espanha no Torneio de Viseu
22.11.24
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Andebol: Sporting, Porto, Benfica e equipas de Alemanha e Espanha no Torneio de Viseu
22.11.24
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Turismo do Centro questiona população sobre impactos do setor na região

O Observatório do Turismo Sustentável do Centro de Portugal (OTSCP) quer saber o que pensa a população da região sobre os impactos do turismo no território em áreas como o emprego, a economia ou o custo de vida. O projeto criado pelo Turismo do Centro lançou um inquérito online que pode ser respondido até 30 de novembro.

O inquérito “O Turismo na Perspetiva dos Residentes – Centro de Portugal 2024” visa avaliar a perceção de quem vive nos 100 municípios da região Centro “sobre os impactos, positivos ou negativos, do turismo em diversos domínios”, explica o Turismo do Centro.

Através do estudo, o OTSCP procura recolher opiniões sobre os efeitos do turismo em áreas como a criação de emprego, a dinamização da economia local, a melhoria de infraestruturas básicas, o aumento de opções culturais e de lazer, a requalificação urbana e a conservação do património natural, mas também no aumento do custo de vida, na superlotação urbana, no vandalismo, na poluição visual e sonora e na gestão de resíduos.

O coordenador do observatório, Francisco Dias, destaca a importância da participação dos residentes no inquérito, referindo que o turismo só é benéfico no Centro se eles “forem dos principais beneficiários desta atividade”.

“Presume-se que uma avaliação globalmente positiva destes itens será o testemunho de que as comunidades locais estão diretamente envolvidas no planeamento do turismo, a nível local e regional, e que os residentes consideram o turismo benéfico para si e para as suas comunidades”, acrescenta.

O Observatório do Turismo Sustentável do Centro de Portugal foi criado pelo Turismo do Centro, em parceria com o Instituto Politécnico de Leiria, e monitoriza a atividade turística da zona Centro, fornecendo informações às empresas e organizações de modo a ajudar na tomada de decisões.

O observatório conta com um conselho técnico-científico composto por 30 investigadores de várias instituições de ensino superior e com um conselho consultivo empresarial que integra empresários e instituições representativas do setor no Centro.

pub
 Andebol: Sporting, Porto, Benfica e equipas de Alemanha e Espanha no Torneio de Viseu

Outras notícias

pub
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • Mercedes CLA 180d Coupé na Ncar da Litocar
  • Regional Economics - A economia de Região de Viseu
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
 Andebol: Sporting, Porto, Benfica e equipas de Alemanha e Espanha no Torneio de Viseu

Notícias relacionadas

Procurar