Miauuu! Chamaram por mim? Sou a Bella, a gatinha mais fofinha, saltitante…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
O Natal é um momento de união, onde o amor se torna…
por
Carolina Ramalho dos Santos
por
Amnistia Internacional
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
Mais de 170 toneladas de bens saíram esta sexta-feira (18 de março) de Lamego e foram à estrada, depois de uma campanha solidária organizada pela Comunidade Intermunicipal do Douro para ajudar o povo ucraniano.
Nove camiões vão levar a ajuda humanitária da região para a fronteira da Polónia com a Ucrânia. A partida foi assinalada com a realização de uma sessão simbólica que contou com a presença dos autarcas dos dezanove municípios que compõem a CIM e a cônsul da Ucrânia no Porto, Alina Ponomarenko.
Numa nota, a CIM refere que a campanha de recolha de bens “contou com o contributo de todos os concelhos, instituições sociais, culturais e recreativas, empresas e de toda a população desta região” e também com “uma mobilização nunca vista” para com os refugiados ucranianos e as pessoas que continuam a viver na Ucrânia, em conflito com a Rússia.
Os bens doados são sobretudo bens essenciais, medicamentos e material de primeiros socorros e foram armazenados no Centro Multiusos de Lamego, com a mobilização de dezenas de voluntários.
A entidade lembra que a iniciativa foi coordenada “desde o primeiro momento” com o Consulado da Ucrânia.
A comunidade intermunicipal também trouxe esta semana cerca de 100 refugiados para a região, embora a maioria tenha mudado de local, tendo assegurado o transporte e as condições ao nível de alojamento, acompanhamento técnico, apoios sociais e emprego.
Várias autarquias do distrito de Viseu têm vindo a organizar campanhas de solidariedade em torno da Ucrânia, recolhendo várias toneladas de bens.
Viseu, Vouzela, Castro Daire, Tondela, Vila Nova de Paiva, Resende e Mangualde, bem como boa parte dos concelhos do norte da região, mobilizaram-se nessas campanhas, além de empresas transportadoras, Cáritas, escuteiros, agrupamentos de escolas, empresas, farmácias, laboratórios, famílias e populares.