No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
Continua a onda de solidariedade em torno da Ucrânia na região de Viseu. Os Bombeiros Voluntários de Viseu já fizeram a sua recolha de bens para a comunidade ucraniana.
Um gesto que surge numa altura em que a Liga dos Bombeiros Portugueses lançou a campanha “Um Capacete para a Ucrânia”, desafiando cada associação e os corpos de todos os bombeiros a doarem pelo menos dois capacetes e dois equipamentos de proteção destinados ao país invadido pela Rússia.
Direcionada para bombeiros voluntários, sapadores municipais e privativos, a campanha surge depois de a Liga ter tido conhecimento de que os bombeiros ucranianos necessitam daqueles equipamentos, refere uma nota da LBP.
A Liga sugere ainda que a esses equipamentos se poderão juntar outros, como caixas de primeiros socorros.
A coordenação das doações será feita pelos elementos do Conselho Nacional Operacional a nível distrital e a entrega dos equipamentos está a ser organizada com as organizações ucranianas em Portugal. Hoje, os bombeiros tocaram 30 segundos de sirene em homenagem aos bombeiros ucranianos.
Já em Viseu, a organização da campanha de recolha de bens local apela à população para doar medicamentos, produtos de primeiros socorro, comida e roupa de criança e bebé. Também são necessárias mantas, luvas, gorros e roupa interior.
Cerca de três toneladas de bens já foram enviadas nas últimas horas, para apoiar o povo ucraniano.
A Câmara de Viseu garante que mantém contacto permanente com o Consulado da Ucrânia no Porto e com as entidades competentes “para continuar a articular a entrega dos bens nos locais com mais necessidades, sendo que o transporte também está assegurado”.
A campanha foi lançada no último fim de semana pela Câmara Municipal, pelo Instituto Politécnico, pela Associação Viriatos.14 e pela Associação dos Ucranianos de Viseu.
Os bens ainda podem ser entregues na Loja Solidária do Politécnico, no Campus, das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30 de segunda a sexta-feira. O número de telefone é 232 480 771 e o e-mail é pvmaissolidario@sc.ipv.pt.
Já no distrito, a Câmara de Lamego anunciou que estava a preparar uma campanha de solidariedade em prol do povo ucraniano.
“Esta iniciativa contará com a colaboração de diversas instituições de solidariedade social e outras entidades locais. Neste sentido, apelamos à adesão de voluntários para a separação, armazenamento e embalamento de bens alimentares e outros produtos essenciais que serão doados”, acrescenta a nota. Segundo a Câmara, os interessados devem manifestar a sua disponibilidade enviando mensagem para o e-mail sosucrania@cm-lamego.pt.
Também em Nelas, está a ser organizada uma outra campanha de solidariedade para com a Ucrânia, dinamizada pela comunidade ucraniana residente no concelho em conjunto com um grupo de voluntários e com o apoio da Associação Desportiva, Recreativa e Cultural Cimo do Povo.
A campanha tem por objetivo a recolha de bens alimentares, vestuário e produtos de primeiros socorros, mas também donativos financeiros que poderão ser convertidos na aquisição de medicamentos e outros produtos essenciais de saúde nas farmácias de Nelas. Os bens devem ser entregues na Associação do Cimo do Povo. Os donativos poderão ser efetuados às quartas-feiras à tarde entre as 14h00 e as 17h00 e aos sábados durante todo o dia.
Em Tarouca, a campanha de recolha decorre esta quarta e quinta-feira, com pontos no Agrupamento de Escolas e nos Bombeiros Voluntários. O mesmo acontecerá também em Resende, onde a Câmara irá organizar a recolha em parceria com o grupo de jovens local “Gotas D’ Orvalho”.
A Junta de Freguesia de Moimenta da Beira também recolhe bens essenciais para ajudar a Ucrânia. De segunda a sexta-feira, das 9h00 às 17h30, a autarquia fará a recolha. Os donativos serão entregues à Associação Ucraniana do Porto, que depois o fará chegar à fronteira da Polónia com a Ucrânia.