Antes de renovar o telhado ou substituir as telhas, é essencial tomar…
A Faculdade de Medicina Dentária, da Universidade Católica em Viseu, celebra 5…
Miauuu! Chamaram por mim? Sou a Bella, a gatinha mais fofinha, saltitante…
por
Jorge Marques
por
João Azevedo
por
José Junqueiro
A Câmara de Tondela revela que tem disponíveis, no imediato, três apartamentos para receber refugiados da Ucrânia.
Segundo a autarquia, há ainda um outro alojamento comunitário que poderá albergar 10 a 15 pessoas. Vera Machado, vereadora da Ação Social, Saúde e Habitação na autarquia, explicou que o levantamento foi feito junto das juntas de freguesia “para ver quais os alojamentos que estariam disponíveis e se teriam condições ou não”.
“Nós também temos alojamentos próprios e temos, de imediato, três T2 mesmo na cidade. Temos também um alojamento coletivo com cozinhas e WC’s que poderão albergar até 10 a 15 pessoas e temos vários pontos sinalizados no concelho”, acrescentou.
Segundo Vera Machado, a autarquia de Tondela também tem feito vários contactos “junto das empresas, das escolas e dos serviços de saúde porque quem vier necessitará de apoio nessas áreas” e reuniu-se com o Instituto do Emprego e Formação Profissional para “perceber o que está a desenvolver” para ajudar os ucranianos a ter trabalho.
“Também já nos colocaram a par das medidas de apoio à contratação para quem seja refugiado”, referiu a vereadora, acrescentando que já são várias as ofertas de emprego abertas no concelho.
A autarca disse ainda que, nos próximos dias, vai chegar ao concelho uma família de ucranianos, incluindo crianças. “Fomos contactados por esta família de sete pessoas, que tem familiares em Tondela e que, provavelmente nos próximos dias, se deslocará para cá”, revelou Vera Machado.
A vereadora garantiu que a Câmara está disponível para encaminhar as crianças para as escolas do concelho e ajudar na legalização da família em Portugal.
“À partida, alojamento não, mas também estamos um pouco expetantes e à espera que eles cheguem para perceber quais são as necessidades básicas. Mas já pediram roupa para as crianças e isso já foi solicitado”, concluiu.
O município de Tondela também apelou à disponibilidade de voluntários que falem ucraniano para ajudar a comunidade do país invadido pela Rússia.
A Rússia invadiu a Ucrânia a 24 de fevereiro. A guerra na Ucrânia, que entrou hoje no 19.º dia, provocou milhares de mortos e feridos, mas o número preciso está ainda por determinar.
As informações sobre baixas militares e civis indicadas por cada uma das partes carecem de verificação independente. A ONU contabilizou cerca de 600 civis mortos e mais de mil feridos até ao fim de semana, mas alertou que o número deverá ser substancialmente superior.
Mais de 2,8 milhões de pessoas fugiram da Ucrânia para países vizinhos desde o início da guerra, naquela que já é considerada a prior crise do género na Europa desde a Segunda Guerra Mundial. Além dos que fugiram da Ucrânia, a ONU disse que há dois milhões de deslocados internos.