joao azevedo
Autárquicas Novo presidente da Câmara de Viseu rejeita acordos para gerir concelho e aposta em diálogo
Delegado à mesa de voto consulta a lista de eleitores para a Câmara Municipal do Porto, 12 de outubro de 2025. Decorrem este domingo as eleições autárquicas em Portugal onde mais de 9,3 milhões de eleitores podem votar. Os eleitores vão escolher os órgãos dirigentes das 308 Câmaras Municipais, 308 Assembleias Municipais e 3.221 Assembleias de Freguesia, pelo que há três boletins de voto. MANUEL FERNANDO ARAÚJO/LUSA
Casas Bairro Municipal Viseu 3
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
herdade santiago

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25

Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….

07.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
roteiro-caramulo-850x514
RESISTÊNCIA
mercado 2 de maio 1

A ULS Viseu Dão-Lafões (ULSVDL) integra a partir da meia noite desta quarta-feira o projeto “Ligue Antes, Salve Vidas”, medida que se consubstancia em urgência referenciada e que serve para orientar os utentes para o serviço mais adequado, anunciou a instituição. 

O projeto promove o uso prioritário da linha SNS 24 (808 24 24 24) como ponto de entrada no SNS para situações não emergentes.

“Após o contacto com a linha SNS 24, um enfermeiro avaliará a situação clínica do utente, podendo encaminhá-lo para autocuidados, para os cuidados de saúde primários ou, em casos mais graves, para o hospital, acionando o INEM se necessário. Se for indicada observação pelo médico dos cuidados de saúde primários, o SNS 24 agenda uma consulta na respetivaunidade, no prazo máximo de 24 horas, evitando deslocações desnecessárias. Nos casos em que os centros de saúde não disponham de vagas suficientes, o doente será encaminhado para o hospital”, esclarece a administração da ULS. 

Esta iniciativa, lançada em maio de 2023 pela Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (SNS), pretende otimizar a orientação dos utentes com doença aguda de menor gravidade. “Também nos termos da legislação encontra-se assegurado o atendimento em instituição privada com a qual foi celebrado protocolo, desde que ultrapassada a capacidade de resposta do SNS”, acrescenta a mesma fonte. 

Ainda de acordo com a ULS, está disponível um telefone, quer na urgência geral quer na urgência pediátrica, para os utentes que se desloquem ao serviço por iniciativa própria, para que possam efetuar contacto prévio com a linha SNS 24.

Com está nova filosofia no atendimento de urgência, a Consulta de Atendimento Complementar Infantil (CACI), em funcionamento no Centro de Saúde de Viseu 3, em Jugueiros, desde junho, será encerrada no dia 31 de outubro de 2024, às 23H59. A comunidade será orientada a utilizar o SNS 24 como primeiro ponto de contacto com o SNS para triagem e encaminhamento adequados, para que seja dada a melhor resposta às necessidades de saúde de cada pessoa em concreto, informou ainda a ULS. 

Procurar