fogo nelas
Destroços heli queda Douro
reunião de Câmara Viseu
herdade santiago
quartos apartamentos imobiliário viseu foto jc
arrendar casa

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25

Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….

07.08.25
eduardo sousa chega tarouca
bandeira cds
adn
miss teen
praia da carriça
herdade santiago

A ULS Viseu Dão-Lafões (ULSVDL) integra a partir da meia noite desta quarta-feira o projeto “Ligue Antes, Salve Vidas”, medida que se consubstancia em urgência referenciada e que serve para orientar os utentes para o serviço mais adequado, anunciou a instituição. 

O projeto promove o uso prioritário da linha SNS 24 (808 24 24 24) como ponto de entrada no SNS para situações não emergentes.

“Após o contacto com a linha SNS 24, um enfermeiro avaliará a situação clínica do utente, podendo encaminhá-lo para autocuidados, para os cuidados de saúde primários ou, em casos mais graves, para o hospital, acionando o INEM se necessário. Se for indicada observação pelo médico dos cuidados de saúde primários, o SNS 24 agenda uma consulta na respetivaunidade, no prazo máximo de 24 horas, evitando deslocações desnecessárias. Nos casos em que os centros de saúde não disponham de vagas suficientes, o doente será encaminhado para o hospital”, esclarece a administração da ULS. 

Esta iniciativa, lançada em maio de 2023 pela Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (SNS), pretende otimizar a orientação dos utentes com doença aguda de menor gravidade. “Também nos termos da legislação encontra-se assegurado o atendimento em instituição privada com a qual foi celebrado protocolo, desde que ultrapassada a capacidade de resposta do SNS”, acrescenta a mesma fonte. 

Ainda de acordo com a ULS, está disponível um telefone, quer na urgência geral quer na urgência pediátrica, para os utentes que se desloquem ao serviço por iniciativa própria, para que possam efetuar contacto prévio com a linha SNS 24.

Com está nova filosofia no atendimento de urgência, a Consulta de Atendimento Complementar Infantil (CACI), em funcionamento no Centro de Saúde de Viseu 3, em Jugueiros, desde junho, será encerrada no dia 31 de outubro de 2024, às 23H59. A comunidade será orientada a utilizar o SNS 24 como primeiro ponto de contacto com o SNS para triagem e encaminhamento adequados, para que seja dada a melhor resposta às necessidades de saúde de cada pessoa em concreto, informou ainda a ULS. 

Procurar