150222162410a5acd10af7437f7443ec5aedb0679082eb8c10ee
Press_010_Foto
190724170443d0761c2c129b4cf246e8218aaef4b734e81c923f
som das memorias logo
261121082345cbd31e4f08cbc237fdbda2b5563900947b148885
261121083019a9f55af575cc44675655afd52fd8ee0b7e8852f2

A psicóloga acaba de lançar “O Mundo cabe no coração de uma…

13.01.25

A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…

13.01.25

No quarto episódio do programa “Bem-Vindo a”, tivemos o prazer de conversar…

11.01.25

por
André Rodilhão - Destak Imobiliária

 As vantagens de recorrer a empresas especializadas

por
Eugénia Costa e Jenny Santos

 Depressão: Quebrar o Silêncio
Home » Notícias » Colunistas » Ultrajes

Ultrajes

 Ultrajes
08.06.24
partilhar
 Ultrajes

por
Joaquim Alexandre Rodrigues

1. Em 1985, Tommy Hilfiger era um zé-ninguém que queria muito ser alguém no mundo da moda norte-americana. Como tinha muita pressa em que isso acontecesse, decidiu encomendar uma campanha a George Lois, um publicitário genial.
O nosso Lois (nada a ver com as calças Lois que os portugueses compravam no contrabando antes do 25 de Abril), depois de muito matutar, decidiu-se por uma operação que ele próprio classificou como “outrageous” — “ultrajante”: pôr no mesmo plano o zé-ninguém Tommy com Ralph Lauren, Calvin Klein e Perry Ellis, um peso-pluma com três pesos-pesados, um maçarico com três veteranos.
Ia dando uma coisa má a Tommy: «não posso fazer isso, vou parecer um gabarolas, esses três são deuses.»
Depois de muita discussão, lá acabaram por instalar um, e só um, cartaz na Times Square, em Nova York, com letras garrafais: “Os quatro melhores designers de moda masculina são: R_ _ _ _ L_ _ _ _ _; C_ _ _ _ _ K_ _ _ _; P_ _ _ _ E_ _ _ _; T_ _ _ _ H_ _ _ _ _ _”; e, logo a seguir, o logótipo do anunciante com a legenda: “este é o logo do menos conhecido dos quatro”.
Foi mesmo um ultraje. Toda a gente ficou a perguntar-se: «quem é este Tommy?» Aquilo “viralizou”. Choveram convites a Hilfiger. Nas semanas seguintes, o homem aproveitou bem a onda e correu os talk-shows televisivos mais populares.
Depois, com trabalho duro, cresceu e e multiplicou-se e mundializou-se. Tudo graças a um, e só um, cartaz publicitário ultrajante.

2. A Linha da Beira Alta está sem comboios desde 19 de Abril de 2022. Esta semana foi adiada, pela terceira vez, a reabertura dessa que é a segunda mais importante ligação ferroviária do país.
Um ultraje à região e ao país.

3. A “Europa” tem um inimigo declarado, Vladimir Putin, e vésperas de dois, caso Donald Trump ganhe em Novembro.
Estes dois figurões querem o fim da UE e têm dois grupos parlamentares no parlamento europeu prontos para lhes fazerem os fretes. São eles “A Esquerda” (para onde irão os eurodeputados do PCP e do Bloco de Esquerda) e o “Identidade e Democracia” (para onde irão os eurodeputados do Chega).
Em 2019, elegemos quatro “idiotas úteis” do sr. Putin. Esperemos que domingo este número não aumente. Se tal acontecer, será um ultraje.

 Ultrajes

Jornal do Centro

pub
 Ultrajes

Colunistas

Procurar