mosteiro são joão de tarouca
Diretora geral irmã São Ferreira Pinto e diretora pedagógica Paula Martins do Colégio da Imaculada Conceição
469193553_18252041584275920_1724886498220933613_n
261121083019a9f55af575cc44675655afd52fd8ee0b7e8852f2
221221102816ea5e4a48ad2623f3eea1d59d63cf34ae78d05d1d
140122144234ddd8df4b510d3e43d02babb42d9dd1f2fb699a5c

Miauuu! Chamaram por mim? Sou a Bella, a gatinha mais fofinha, saltitante…

11.12.24

A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…

09.12.24

O Natal é um momento de união, onde o amor se torna…

06.12.24
Abertura loja Antiqva - Viseu_-7
api days mangualde
vista_alegre
Home » Notícias » Colunistas » Ultrajes

Ultrajes

 Ultrajes
08.06.24
partilhar
 Ultrajes

por
Joaquim Alexandre Rodrigues

1. Em 1985, Tommy Hilfiger era um zé-ninguém que queria muito ser alguém no mundo da moda norte-americana. Como tinha muita pressa em que isso acontecesse, decidiu encomendar uma campanha a George Lois, um publicitário genial.
O nosso Lois (nada a ver com as calças Lois que os portugueses compravam no contrabando antes do 25 de Abril), depois de muito matutar, decidiu-se por uma operação que ele próprio classificou como “outrageous” — “ultrajante”: pôr no mesmo plano o zé-ninguém Tommy com Ralph Lauren, Calvin Klein e Perry Ellis, um peso-pluma com três pesos-pesados, um maçarico com três veteranos.
Ia dando uma coisa má a Tommy: «não posso fazer isso, vou parecer um gabarolas, esses três são deuses.»
Depois de muita discussão, lá acabaram por instalar um, e só um, cartaz na Times Square, em Nova York, com letras garrafais: “Os quatro melhores designers de moda masculina são: R_ _ _ _ L_ _ _ _ _; C_ _ _ _ _ K_ _ _ _; P_ _ _ _ E_ _ _ _; T_ _ _ _ H_ _ _ _ _ _”; e, logo a seguir, o logótipo do anunciante com a legenda: “este é o logo do menos conhecido dos quatro”.
Foi mesmo um ultraje. Toda a gente ficou a perguntar-se: «quem é este Tommy?» Aquilo “viralizou”. Choveram convites a Hilfiger. Nas semanas seguintes, o homem aproveitou bem a onda e correu os talk-shows televisivos mais populares.
Depois, com trabalho duro, cresceu e e multiplicou-se e mundializou-se. Tudo graças a um, e só um, cartaz publicitário ultrajante.

2. A Linha da Beira Alta está sem comboios desde 19 de Abril de 2022. Esta semana foi adiada, pela terceira vez, a reabertura dessa que é a segunda mais importante ligação ferroviária do país.
Um ultraje à região e ao país.

3. A “Europa” tem um inimigo declarado, Vladimir Putin, e vésperas de dois, caso Donald Trump ganhe em Novembro.
Estes dois figurões querem o fim da UE e têm dois grupos parlamentares no parlamento europeu prontos para lhes fazerem os fretes. São eles “A Esquerda” (para onde irão os eurodeputados do PCP e do Bloco de Esquerda) e o “Identidade e Democracia” (para onde irão os eurodeputados do Chega).
Em 2019, elegemos quatro “idiotas úteis” do sr. Putin. Esperemos que domingo este número não aumente. Se tal acontecer, será um ultraje.

 Ultrajes

Jornal do Centro

pub
 Ultrajes

Colunistas

Procurar