No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
A autarquia de Mangualde vai investir cerca de 1 milhão de euros no combate ao nemátodo da madeira do pinheiro e ao inseto que propaga a praga. A Câmara viu aprovada a candidatura ao programa de ação nacional dedicado à doença e irá avançar com intervenções em 500 hectares de área florestal do concelho.
A candidatura foi elaborada pelo Gabinete de Apoio ao Agricultor do município, em parceria com a Associação de Produtores Florestais Dão Flora, sendo que o projeto será implementado pela autarquia nos próximos três anos.
As intervenções irão decorrer em “algumas freguesias do concelho”, onde, explicou a Câmara, serão identificadas as árvores que mostrem sintomas da praga, instaladas armadilhas e recolhidas amostras para análise.
Os trabalhos serão seguidos do abate e eliminação de árvores afetadas e de tratamentos fitossanitários, incluindo silvicultura preventiva.
“Esta iniciativa de prevenção e controlo que será realizada em Mangualde demonstra a preocupação da Câmara Municipal em fazer uma gestão ativa dos espaços florestais do concelho”, refere o executivo presidido por Marco Almeida.
O nemátodo da madeira do pinheiro é a praga responsável pela destruição dos pinheiros e pela diminuição da produção de resina, sendo um verme microscópico do grupo das lombrigas que também ataca outras árvores resinosas.