No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
O Mercado 2 de Maio junta até domingo, em Viseu, a gastronomia e os vinhos do Dão, num fim que quer demonstrar porque o concelho foi distinguido, em 2023, como destino gastronómico.
Viseu Destino Gastronómico é o nome do evento que é apadrinhado pelo chef Diogo Rocha (do restaurante Estrela Michelin Mesa de Lemos).
“Neste palco vamos ter o que é representante de Viseu e Viseu não parou no tempo e a gastronomia também não”, salientou na abertura Diogo Rocha. No Mercado 2 de Maio vão estar momentos gastronómicos de cozinha clássica, como contemporânea ou do mundo.
“Estamos a devolver aos operadores o prémio com o qual fomos distinguidos”, sustentou, por seu lado, Fernando Ruas, presidente da Câmara de Viseu que entregou na mão dos operadores uma frigideira, que simbolizou a frigideira que o autarca recebeu em Fevereiro pela Revista de Vinhos.
No Mercado estão restaurantes do concelho que dão a conhecer histórias da gastronomia local e a confecionar petiscos para degustação, enquanto que as quintas do Dão fazem provas de vinhos e de azeite.
“Como provar vinho sem fazer má figura?”, com Mafalda Perdigão, da Quinta do Perdigão, é exemplo de um dos ‘workshops’ aberto a todos, sem necessidade de inscrição.
A animação musical está a cargo da cantora e atriz portuguesa Sofia Escobar (acompanhada ao piano por Helder Godinho), do coletivo Gira Sol Azul (com Ana Bento, Jasmim Pinto, Joaquim Rodrigues, Bruno Pinto, Olívia Pinto e Lucas Cardoso), do saxofonista Tiago Taborda e de vários DJ.
O Viseu Destino Gastronómico é organizado pelo município, com o apoio da empresa Notch, da Associação Comercial do Distrito de Viseu, da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, da Comissão Vitivinícola Regional do Dão e da Viseu Marca.