No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
Cerca de 100 estudantes de enfermagem da Escola Superior de Saúde de Viseu vão ser vacinados contra a Covid-19 a partir da próxima semana.
A Ordem dos Enfermeiros já tinha indicado que a vacinação dos estudantes de enfermagem que estejam em estágio clínico irá arrancar na semana de 19 a 25 de abril.
Em declarações ao Jornal do Centro, o presidente da Escola Superior de Saúde de Viseu, Daniel Silva, lamenta que só os alunos finalistas tomem a vacina e defende que a vacinação deve também abranger mais estudantes.
“Considerando que, numa primeira fase, irão apenas ser vacinados os alunos do quarto ano, nós pretenderíamos que os alunos dos segundo e terceiro anos pudessem ser vacinados porque também fazem estágio”, explica.
Quer a escola, quer a Ordem já pediram à ‘task-force’ da vacinação contra a Covid-19 para que a operação seja alargada aos estudantes do segundo e terceiro ano.
Segundo Daniel Silva, os estudantes estagiários do quarto ano já estão a fazer estágios em diversas instituições de saúde, incluindo hospitais, centros de saúde e unidades de cuidados continuados integrados.
O presidente da Escola Superior de Saúde frisa ainda que os alunos já recebem orientações para estarem seguros no contexto de prática clínica, estando “sempre supervisionados por um tutor que lhes é útil para estarem imunizados dos contactos com os utentes e para que os doentes não sejam veículos de transmissão nos locais de estágio”.
Daniel Silva acrescenta que o estabelecimento de ensino superior colocou também à Ordem dos Enfermeiros a questão dos professores que vão para os estágios e “passam algumas horas em serviço com os estudantes”, mas a instituição respondeu que os docentes “não são prioritários para já”.
Os alunos de Medicina Dentária da Universidade Católica de Viseu também vão ser vacinados, nomeadamente os estudantes dos quarto e quinto anos, num total de 120 alunos. A Católica também vai avançar com a testagem para os alunos que regressam às aulas na próxima segunda-feira (dia 19).
De igual forma, Instituto Piaget de Viseu já está a preparar a realização de testes à Covid-19 quando acontecer a retoma das aulas presenciais.