No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
A Câmara de Viseu lançou esta quinta-feira (22 de abril) o projeto Roda Ativa, onde a autarquia pretende distribuir 100 rodas pelas escolas com o objetivo de melhorar a saúde de mais de 3.000 crianças.
Em comunicado, o município explica que este projeto visa auxiliar os professores a criar “pausas ativas” para os alunos do pré-escolar e do primeiro ciclo do concelho no âmbito do programa Escola Ativa.
Criada durante o último confinamento, a Roda Ativa foi apresentada na Escola Básica Aquilino Ribeiro, onde foi feita uma demonstração.
A vereadora do Desporto, Ermelinda Afonso, explica que, por detrás deste projeto, as pausas ativas visam ser “uma estratégia que potencia um ambiente ativo na comunidade escolar, possibilitando trabalhar o movimento para quebrar a rotina da aula dando às crianças um intervalo divertido, com o objetivo de despertar o corpo e revigorá-las”, de forma a combater o sedentarismo e criar um ambiente mais saudável para o sucesso escolar.
A autarca lembra que as crianças e os jovens “não devem passar mais de duas horas por dia em atividades realizadas na posição deitada ou sentada, já que correm o risco de ver afetados negativamente parâmetros de saúde, dieta, aptidão física e desempenho cognitivo”.
Já a presidente Conceição Azevedo defende que, com esta nova iniciativa, Viseu “distingue-se na implementação de boas práticas que promovem a saúde e o bem-estar junto dos mais jovens”.
Segundo a autarquia viseense, o Escola Ativa envolve mais de 3.000 crianças de 171 turmas do concelho neste ano letivo. Os alunos são oriundos dos agrupamentos de escolas Infante D. Henrique, Viso, Grão Vasco e Mundão, além de algumas escolas privadas.