No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
A UNICEF Portugal convida crianças e adultos a escreverem cartas aos partidos políticos que concorrem às eleições legislativas de 10 de março. A instituição das Nações Unidas lançou a iniciativa “Prioridade às Crianças” na sequência do manifesto “Mais de 1,8 milhões de razões para agir”, em que apelou aos partidos que se comprometam com a defesa dos direitos da criança.
As cartas estão disponíveis no site www.unicef.pt/eleicoes-2024 até 8 de março, com versões para as crianças e para os adultos. Para participar, a pessoa só tem de escolher a carta que quer enviar e preencher a informação necessária. O documento será depois enviado diretamente aos partidos, pedindo o compromisso e prioridade aos mais novos.
A carta das crianças destaca as preocupações identificadas durante a consulta nacional “Tenho Voto na Matéria”, organizada pela UNICEF e onde 12 mil crianças e jovens partilharam as suas opiniões e ideias.
Essa missiva salienta “a importância de conhecer as ideias e opiniões das crianças, com foco na participação ativa, igualdade de oportunidades, acesso à educação e cuidados de saúde de qualidade, e proteção contra violência e perigos no mundo digital”, acrescenta a organização.
Já a carta dos adultos reforça a necessidade de priorizar as crianças na agenda política, destacando a situação de pobreza de uma em cada cinco crianças em Portugal, e apela à criação de um ministério para a coordenação da infância e adolescência, medidas para erradicar a pobreza infantil, o investimento em serviços essenciais e a garantia de prevenção e proteção contra todas as formas de violência.
“A UNICEF Portugal, no cumprimento da sua missão, acompanha e monitoriza a situação das cerca de 1,8 milhões de crianças que vivem em Portugal. Contudo, em 2024, ainda há milhares de crianças no país sem a garantia plena dos seus direitos. Todas as crianças em risco de pobreza, que vivem em situação vulnerável, em perigo ou sem acesso a cuidados de saúde de qualidade merecem uma mudança significativa nas suas vidas”, disse a diretora executiva da UNICEF Portugal, Beatriz Imperatori.
“Ao convidarmos todas as crianças e adultos a escreverem aos partidos políticos, estamos a dizer em conjunto que as medidas para defender as crianças não só as beneficiam diretamente, como também contribuem para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva. O efeito multiplicador do investimento na criança tem de ser valorizado”, acrescenta.
A UNICEF apela à partilha da iniciativa com a hashtag #PrioridadeÀsCrianças, reforçando a importância de considerar as crianças como parte integrante da construção de uma sociedade mais justa e sustentável.
Com estas cartas, todas as pessoas podem juntar-se ao esforço da UNICEF Portugal pedindo aos partidos que se comprometam com uma estratégia efetiva de defesa e garantia dos direitos da criança.