No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
As urgências do Centro Hospitalar Tondela Viseu (CHTV) continuam entupidas. Ontem, à hora de almoço, várias corporações de bombeiros da região viram as macas das suas ambulâncias retidas no serviço alegadamente por falta de espaço da unidade.
Houve até casos de doentes à espera dentro das ambulâncias antes de seguirem para a triagem dentro do hospital, avança a TVI.
O CHTV admite, ao Jornal do Centro, que as urgências gerais “tem havido uma pressão assistencial muito significativa ao longo do mês de dezembro, o que tem obrigado a um esforço acrescido por parte de todos os profissionais” de saúde do hospital.
“Na urgência geral foram atendidos mais de 5 mil doentes (média 209/dia), movimento superior ao registado em 2021 (mais 70,8%) e ao movimento de 2019 (mais 2,6%)”, explica a administração do CHTV.
Na urgência pediátrica o cenário é ainda pior. Este mês já foram “registados mais de três mil episódios (média 127 por dia), o que representa um aumento de 111% face a 2021 e de 40% face à situação pré-pandémica em 2019”, refere ainda o hospital num esclarecimento enviado ao Jornal do Centro.