Antes de renovar o telhado ou substituir as telhas, é essencial tomar…
A Faculdade de Medicina Dentária, da Universidade Católica em Viseu, celebra 5…
Miauuu! Chamaram por mim? Sou a Bella, a gatinha mais fofinha, saltitante…
por
André Marinho
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
O cruzamento da Estrada Nacional 329 com a EN 225, em Vila Nova de Paiva, já tem uma rotunda em funcionamento.
A rotunda foi inaugurada em março, depois de uma reivindicação feita há cerca de três anos por utentes do caminho de acesso às localidades de Mendiegas, Peso e Trevoulha. A obra custou 212 mil euros de investimento, num local onde se têm verificado acidentes e excessos de velocidade.
O presidente da Câmara, Paulo Marques, afirmou que a obra teve a ver “acima de tudo com a segurança rodoviária porque era uma zona onde tem havido acidentes e muita velocidade e, assim, é uma maneira de ordenar o trânsito, seja quem vem de Vila Cova à Coalheira, do Touro ou de Vila Nova de Paiva para lá”.
Em agosto de 2019, foi entregue um abaixo-assinado com 500 assinaturas, reivindicando ao executivo da Câmara que tomasse medidas o mais rápido possível para construir a rotunda, substituindo os triângulos que existiam no local.
O caminho tem sido utilizado por dezenas de pessoas, que se queixavam da falta de melhores acessos numa estrada por onde passavam veículos pesados por causa da existência de um aviário.
“Para quem circula na EN329 no sentido Vila Nova de Paiva-Touro o acesso ao referido caminho, cumprindo o código da estrada, só pode ser feito de duas formas: ou invertendo a marcha em Vila Cova à Coelheira, ou invertendo a marcha em Senhor da Boa da Sorte”, acrescenta a petição.
A Comissão Concelhia de Vila Nova de Paiva da CDU, que apoiou a reivindicação dos utentes, saúda a implantação da rotunda, afirmando “uma vez que sem luta os nossos direitos nunca serão alcançados”.