arvores
douro
presepio rebordinho 1
aluguer aluga-se casas
Casas Bairro Municipal Viseu 3
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25

Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….

07.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
confraria
palavras e letrasjpg
exposição lego viseu
Home » Notícias » Diário » Vacinação contra a gripe bate recorde de adesão das pessoas com 85 e mais anos

Vacinação contra a gripe bate recorde de adesão das pessoas com 85 e mais anos

Desde o dia 17 de dezembro que a vacinação gratuita contra a gripe e a covid-19 ficou disponível para o grupo entre 50 e 59 anos

pub
 Atletas olímpicos confirmados em desfile de moda no Forum Viseu
24.12.24
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Atletas olímpicos confirmados em desfile de moda no Forum Viseu
24.12.24
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Vacinação contra a gripe bate recorde de adesão das pessoas com 85 e mais anos

 A Direção-Geral da Saúde (DGS) divulgou que a vacinação contra a gripe bateu recorde no grupo de pessoas com 85 e mais anos de idade, ao serem vacinados mais de 285.000 cidadãos em três meses.

Segundo o relatório de vacinação sazonal da DGS divulgado esta terça-feira, entre 20 de setembro e 22 de dezembro deste ano, foram vacinadas mais de 285 mil pessoas com 85 ou mais anos de idade contra a gripe.

“A maior adesão registada desde o outono de 2022, correspondendo a uma cobertura de 83,58%. Simultaneamente, mais de 220.000 pessoas nesta faixa etária foram vacinadas contra a covid-19”, refere o documento.

A DGS realça no relatório que este “é o grupo mais vulnerável a complicações graves que podem resultar das infeções respiratórias”, nomeadamente, no outono e inverno.

“Trata-se de um marco positivo na prevenção de hospitalizações e óbitos no âmbito da resposta sazonal em Saúde, tendo beneficiado, pela primeira vez, do alargamento da gratuitidade da vacinação contra a gripe de dose elevada”, lê-se.

Desde o dia 17 de dezembro que a vacinação gratuita contra a gripe e a covid-19 ficou disponível para o grupo entre 50 e 59 anos, com a DGS a prever que chegue a 250.000 pessoas.

“No ano passado, vacinámos cerca de 250 mil pessoas dos 50 aos 59 anos e esperamos que este ano também consigamos alcançar este valor”, adiantou o subdiretor-geral da Saúde, André Peralta-Santos, à agência Lusa.

Segundo o mesmo, a decisão de alargar a vacinação sazonal a esta faixa etária deve-se à disponibilidade de doses, tendo em conta que, atualmente, existem em ‘stock’ cerca de 400.000 vacinas contra a gripe.

Perante esta disponibilidade, e como tem sido habitual noutros anos, a DGS vai “dando a possibilidade de outros grupos etários se vacinarem gratuitamente”, referiu André Peralta-Santos.

“Ainda queremos vacinar mais pessoas, especialmente, no grupo de 60 ou mais anos”, referiu André Peralta-Santos, para quem a vacinação “é sempre um meio muito fácil” de proteção contra os efeitos mais nocivos da gripe e da covid-19.

André Peral-Santos reafirmou ainda a mensagem de que a vacina contra o coronavírus é segura e que a covid-19 continua a provocar doença grave, especialmente, nos mais idosos.

A DGS apela ainda, com o início do inverno, e com maior circulação de vírus respiratórios, a “todos os grupos elegíveis para que não deixem de se vacinar, protegendo-se e às outras pessoas”.

A campanha de vacinação sazonal do outono-inverno 2024-2025 contra a gripe e a covid-19 arrancou em 20 de setembro em cerca de 3.500 pontos de vacinação em todo o país, com objetivo de vacinar 2,5 milhões de pessoas.

pub
 Atletas olímpicos confirmados em desfile de moda no Forum Viseu

Outras notícias

pub
 Atletas olímpicos confirmados em desfile de moda no Forum Viseu

Notícias relacionadas

Procurar