No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
A gravações do décimo filme da saga Velocidade Furiosa estão de volta ao distrito de Viseu. Depois de nos últimos dias a rodagem da trama ter acontecido na A24, mas na zona de Vila Real, as equipas de voltam às estradas da região.
Esta quinta e sexta-feira, dias 14 e 15 de julho, Castro Daire volta a receber as filmagens e, por isso, a autoestrada estará cortada ao trânsito entre o nó 5 (Carvalhal) e o nó 7 (Castro Daire Norte), das 6h00 às 22h00. Esta serão as primeiras imagens “a sério”, já que da última vez o túnel de Castro Daire serviu apenas para testes.
E é no concelho de Castro Daire, junto à autoestrada, que na localidade de Farejinhas se encontra um dos vários armazéns requisitados pela produção, onde estão guardados carros para uso nas filmagens e outros materiais. Já toda a produção e meios humanos necessários à rodagem do filme estão instalados em Viseu.
As gravações continuem ao longo do mês, na próxima semana, dia 18 de julho, a A24 estará cortada entre o nó 09 (Moimenta da Beira e Lamego) até ao nó 10 (Armamar e Valdigem). Nos dia 19, 20 e 21 as gravações voltam a Vila Real, estando por isso cortado, entre as 6h00 e as 22h00, o troço entre o nó 15 (Vilarinho da Samardã) e o nó 16 (Vila Pouca de Aguiar). De 22 a 26 de julho, no mesmo horário, o corte em ambos os sentidos será feito entre o nó 11 (Peso da Régua) e o nó 12 (Nogueira).
Como forma de compensar os utentes, as portagens não serão cobradas, em ambos os sentidos, das 0h00 de quarta-feira (6 de julho) às 23h59 do dia 21, no sublanço entre Vila Pouca Aguiar e Vilarinho de Samardã (Fortunho), do Nó nº 16 ao Nó nº15. Já de 13 a 28, as portagens serão gratuitas nos sublanços entre Vila Real (IP4) e Carvalhal, do Nó nº 14 ao Nó nº5.