Antes de renovar o telhado ou substituir as telhas, é essencial tomar…
A Faculdade de Medicina Dentária, da Universidade Católica em Viseu, celebra 5…
Miauuu! Chamaram por mim? Sou a Bella, a gatinha mais fofinha, saltitante…
por
Jorge Marques
por
João Azevedo
por
José Junqueiro
A Câmara de Carregal do Sal vai instalar novas armadilhas de captura de vespas asiáticas a partir de sexta-feira (1 de abril). Ao todo, está prevista a instalação de cerca de 150 armadilhas para controlar a praga.
Em comunicado, a autarquia refere que a instalação será feita “em locais estratégicos previamente definidos no âmbito territorial do concelho” no âmbito do Programa de Controlo da Vespa Velutina.
O trabalho será feito pelo gabinete veterinário municipal, com a colaboração dos Bombeiros de Cabanas de Viriato e Carregal do Sal e da Associação de Modelismo do Centro de Portugal. “O principal objetivo é capturar as vespas fêmeas fundadoras que, nesta altura do ano, saem da hibernação e começam a formar os primeiros ninhos”, explica a Câmara.
As armadilhas terão de ser “devidamente identificadas e etiquetadas com a colocação de uma fita da Proteção Civil, onde constará a data de aplicação e controlo”, acrescenta a autarquia, que reiterou “o apelo à colaboração de todos na denúncia de avistamentos ou suspeitas de existência de ninhos de vespa asiática”.
Em 2021, no concelho, foram eliminados 318 ninhos de vespa asiática. Um número que foi superior ao registado em 2020, altura em que foram extintos 237 ninhos.
Os ninhos foram eliminados sobretudo nas freguesias de Oliveira do Conde, Carregal do Sal, Cabanas de Viriato, Parada e Beijós.
A informação poderá ser partilhada para os Bombeiros de Cabanas de Viriato (232 691 129) e Carregal do Sal (232 968 250), bem como para a Câmara Municipal, as juntas de freguesia, a linha SOS Ambiente (808 200 520) e a plataforma SOS Vespa (stopvespa.icnf.pt).