No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
Já pode ser visitado o caminho da Via Crucis, que sofreu recentemente uma requalificação, na aldeia de Fráguas, no concelho de Vila Nova de Paiva.
O caminho, que mostra a Via Sacra, contempla 14 imagens representativas das estações que percorrem a aldeia, contando a história da Paixão e da crucificação de Jesus Cristo. As estações em Fráguas partem da igreja local, percorrem as antigas ruas da povoação e terminam no antigo Monte do Calvário.
Segundo recorda o município de Vila Nova de Paiva, a Via Crucis é a rua de Jerusalém que vai do Pretório de Pilatos, onde Cristo foi condenado à morte, até ao Monte de Calvário, onde foi crucificado.
A devoção pela Via Sacra foi implementada pelos Cruzados e pelos Franciscanos para os fiéis que o possam celebrar nas suas paróquias, onde foram escritas orações, compostos cânticos e feitos oratórios, esculturas e pinturas, entre outros.
Em Fráguas, recorda a Câmara Municipal, a população costumava percorrer as 14 estações da Via Sacra com meditações ou cânticos durante a Quaresma.