No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
O município de Vila Nova de Paiva vai assinalar mais uma vez o Dia Internacional do Geocaching com uma caminhada na Rota do Paiva, que vai decorrer neste sábado (20 de agosto).
A iniciativa, que visa assinalar o dia que “é sempre comemorado no terceiro sábado de agosto”, como realça a autarquia, tem o ponto de encontro marcado para as 9h00 com concentração junto aos Paços do Concelho.
A Rota do Paiva consiste num percurso de 9,89 quilómetros e tem como principais pontos de interesse o Museu Arqueológico do Alto Paiva, a Igreja Matriz de São Sebastião, a Igreja Paroquial de Alhais, o Pelourinho e Cruzeiro de Alhais, a Praia Fluvial da Azenha, as poldras junto ao rio Paiva e a Capela de Santo António, entre outros.
A iniciativa pretende levar os participantes a “explorar o concelho e os seus pontos de interesse turístico, principalmente para os geocachers e outros interessados” que ainda não conhecem o concelho.
O geocaching é um passatempo e desporto de ar livre onde são usados equipamentos como o GPS para encontrar uma “geocache”, que consiste geralmente em pequenas caixas fechadas com alguns objetos, como livros de registo, canetas, afia-lápis, moedas ou bonecos para troca.
Como forma de agradecimento pela visita, a Câmara Municipal promete oferecer uma lembrança aos visitantes, que terão também a oportunidade de provar produtos regionais.
As inscrições estão abertas no Posto de Turismo local ou pelo endereço de e-mail turismo@cm-vnpaiva.pt. Os “geocachers” registados podem inscrever-se no site www.geocaching.com.