A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
O Natal é um momento de união, onde o amor se torna…
A Pousada de Viseu recebeu no passado sábado, a tão aguardada 9ª…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
Vila Nova de Paiva será palco do Encontro Nacional de Sapadores Florestais, agendado para dia 6 de maio. Uma iniciativa que não vai juntar apenas sapadores florestais, mas todas as forças que fazem parte da Proteção Civil, desde Autoridade da Proteção Civil (ANPC), bombeiros ou o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).
“Este é um encontro nacional que junta sapadores florestais e não só, junta todas as forças que fazem parte da Proteção Civil, teremos a ANPC, bombeiros, ICNF com equipas de vigilantes da natureza e do corpo nacional de agentes florestais e outras forças que estão envolvidas diretamente com o trabalho dos sapadores florestais”, disse ao Jornal do Centro Alexandre Carvalho, secretário-geral adjunto do Sindicato Nacional da Proteção Civil (SNPC), que pela primeira vez organiza o encontro.
Segundo Alexandre Carvalho, “o encontro visa a valorização e a dignificação do trabalho que estes operacionais fazem diariamente, do inverno ao verão, e que lutam pela regularização da sua carreira profissional, da criação do estatuto profissional”. Assim, “este encontro é fundamental para promover a luta destes trabalhadores, sendo a primeira vez que é organizado por um sindicato, neste caso o Sindicato da Proteção Civil”, destacou.
Apesar de estar a ser dinamizado pelo SNPC, e de querer valorizar estes trabalhadores, este “não é um evento sindical e está virado para as dinâmicas do que é o trabalho dos sapadores florestais. Apenas é organizado por um sindicato, o que é inédito”, explicou.
O encontro é aberto a toda a comunidade local e escolar e estão previstas várias iniciativas, como debates, exposições ou uma ação de plantação.
“Haverá um debate central com o tema “O passado, o presente e o futuro dos sapadores florestais”, com vários oradores, desde ICNF, Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões, o presidente da Câmara de Vila Nova de Paiva e, em princípio, o Secretário de Estado da Conservação da Natureza, das Florestas e do Ordenamento do Território. Será ainda realizada uma ação de plantação aberta a toda a comunidade local e escolar, com o apoio da União de Freguesia de Vila Nova de Paiva e dos bombeiros locais; uma exposição alusiva itinerante ao trabalho e à luta dos sapadores florestais”, esclareceu.
O encontro vai ainda contar com a presença de stands com empresas da região ligadas ao setor e ainda uma exposição estática de meios, com articulação das diferentes forças da Proteção Civil.
A organização pretende ainda “tentar trazer uma exposição sobre a valorização dos rios, nomeadamente a valorização do Rio Paiva, já que o problema da água é para nós um fator que precisa de sensibilização”.
Outras das iniciativas previstas são visitas de campo sobre a valorização do pinheiro bravo. “Estamos numa região onde predomina o pinheiro bravo mas ele está a desaparecer e precisamos de sensibilizar a população para a valorização do nosso pinheiro bravo”, destacou Alexandre Carvalho.
Encontro de sapadores florestais organizado pela primeira vez por um Sindicato
Desde 2014 que não se realizam os habituais encontros de sapadores florestais, organizados pelo ICNF, a última edição aconteceu em Braga.
Alexandre Carvalho explicou que desde que o SNPC nasceu, há três anos, foram muitos os que falaram sobre o evento, o que levou o sindicato a querer recuperá-lo.
“Todos os sapadores nos falavam do encontro, da solidariedade, da aprendizagem que acontecia nestes eventos e sentimos a obrigação de agarrar estes encontros, lançámos o desafio a Vila Nova de Paiva que aceitou e avançámos”, disse.
O encontro não terá dinheiro envolvido, e funcionará numa política de troca de cooperação. “Há uma empresa que estará no evento e que em vez de dar dinheiro ao sindicato vai dar brindes para os participantes. A ideia é não haver dinheiro envolvido, apenas colaboração, tal como o slogan do evento: Cooperação, Solidariedade e Fraternidade”, destacou Alexandre Carvalho.