No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
Fernando Ruas recebe no Dia do Município de Viseu o Viriato de Ouro que não recebeu quando lhe foi atribuído pelo anterior presidente da Câmara Almeida Henriques. A cerimónia está marcada para dia 21, altura em que vão ser atribuídos pela autarquia os galardões de mérito e de altruismo a várias personalidades.
Almeida Henriques, que substituiu na autarquia Fernando Ruas que teve de sair por causa da limitação de mandatos, anunciou logo no discurso de tomada de posse, em 2013, que seria atribuído o Viriato ao autarca que tinha acabado de cessar funções. O galardão iria ser entregue em 2014, precisamente no Dia do Município.
Na altura, Fernando Ruas, que era já eurodeputado, considerou que deveria receber o galardão numa cerimónia para o efeito, justificando que durante os seus mandatos assim o fez quando também atribuiu a distinção. No dia do Município Fernando Ruas não compareceu e a estátua acabou por ficar guardada no cofre da autarquia.
O “insólito” fez correr muita tinta e marcou publicamente o afastamento entre os dois sociais-democratas. O agora novamente presidente da Câmara de Viseu chegou a enviar uma carta onde deixou claros os motivos. Disse que em vez de ter sido galardoado com o Viriato, mais valia ter recebido uma moção de censura já que, como escreveu na altura, tinha sido deixado de ser convidado para as cerimónias oficiais. “Cheguei à conclusão que não me querem nas cerimónias e, por isso, não vou a nenhuma, quer dê jeito ou não”, escreveu, lamentando que tenha sido tratado de forma “pouco correta e digna”.
No braço de ferro, Almeida Henriques manteve a posição de que as distinções ou cerimónias de homenagem só no Dia do Município. E assim sendo, o Viriato de Ouro nunca chegou às mãos de Fernando Ruas que o irá “resgatar” agora no próximo dia 21 de setembro e que lhe será entregue pelo presidente da Assembleia Municipal.
E nesta cerimónia da próxima quarta-feira, vão ainda ser distinguidos com Medalha de Mériton Dalila Rodrigues, António Ribeiro Carvalho, José Luís Lucena e Vale, Maria Albernaz, Sérgio de Figueiredo Tavares, Real Tunel Académico, Eduardo Pinto e José de Cesário.
A Medalha Municipal de Valor e Altruísmo vai ser entregue a Luís Neves de Carvalho, António Guiné, Oliveira Santos e António Elísio Dias, equipa que acompanhou o projeto do novo hospital.