A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
O Natal é um momento de união, onde o amor se torna…
A Pousada de Viseu recebeu no passado sábado, a tão aguardada 9ª…
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
A Praça da República de Viseu é palco, a partir desta sexta-feira, 29 de novembro, pelas 18 horas, do acender oficial da iluminação de Natal. O evento marca o arranque das celebrações natalícias no município, que inclui também a abertura do Mercado de Natal na Praça da República e na Rua Direita.
A iluminação deste ano cobre as principais artérias da cidade, a nova central rodoviária e as rotundas de entrada para Viseu, incluindo pela primeira vez a rotunda da Avenida João Paulo II. A autarquia investe 120 mil euros na instalação de 380 mil lâmpadas LED distribuídas por 32 quilómetros de pontos de luz.
O Mercado 2 de Maio contará com uma pista de gelo ecológica e oficinas para crianças, além de concertos com talentos locais como o Coro Vox Vísio e Inês Simões. A programação musical inclui ainda o concerto de Natal com coros de Viseu no Multiusos, no dia 21 de dezembro, e um espetáculo da Filarmonia das Beiras no Teatro Viriato, no dia 6 de janeiro.
As freguesias são desafiadas a organizar uma rota de presépios, enquanto as lojas participam no concurso de montras. O Museu do Quartzo acolhe a exposição Fósforos, vinda do espólio do Museu Etnográfico de Silgueiros, e a Biblioteca Municipal e outros museus da cidade terão atividades como a Hora do Conto, oficinas e Yoga com Livros.
Este ano, a Rua Direita terá a casa do Pai Natal, uma bola gigante e canhões de neve, e na Praça do Rossio, um jardim de luzes com a palavra Viseu, que se ilumina à medida que os visitantes o percorrem. A vereadora Leonor Barata destaca que estas iniciativas visam dinamizar o comércio local e promover a cultura e o convívio durante a quadra natalícia.