hermeto pascoal _ Gabriel Quintão
fernando ruas Viseu Cresce
ipv-politecnico
herdade santiago
quartos apartamentos imobiliário viseu foto jc
arrendar casa

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25

Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….

07.08.25
tribunal_justica_2
Bruno Rocha 2025 Cinfães
jose laires
miss teen
praia da carriça
herdade santiago
Home » Notícias » Diário » Viseu Ajuda apoiou mais de 1.000 famílias em ano de pandemia

Viseu Ajuda apoiou mais de 1.000 famílias em ano de pandemia

pub
 Viseu Ajuda apoiou mais de 1.000 famílias em ano de pandemia - Jornal do Centro
12.04.21
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Viseu Ajuda apoiou mais de 1.000 famílias em ano de pandemia - Jornal do Centro
12.04.21
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Viseu Ajuda apoiou mais de 1.000 famílias em ano de pandemia - Jornal do Centro

A Câmara de Viseu registou 1.966 ocorrências do programa Viseu Ajuda. Ao todo, a autarquia apoiou cerca de 1.200 famílias viseenses e 504 menores em situação de carência, isolamento ou emergência social. O investimento foi de 132 mil euros.

O balanço foi feito esta segunda-feira (12 de abril). “Julgo que ninguém tem dúvidas de que o Viseu Ajuda foi uma das apostas mais acertadas que concretizámos, face a esta terrível pandemia que se abateu sobre o mundo. Permitiu uma resposta concertada, rápida e solidária, face às necessidades vividas por muitas famílias neste período crítico”, afirmou a presidente da Câmara, Conceição Azevedo.

No início da pandemia, o Viseu Ajuda prestou ajuda todos os dias nos primeiros quatro meses da Covid-19. Após esse período, o programa manteve-se em funcionamento com alguns ajustes, disponibilizando uma resposta imediata para fornecer bens e serviços básicos, incluindo refeições, medicamentos, compras ao domicílio e reparações domésticas, e agendar a recolha de resíduos ao domicílio de pessoas infetadas pelo novo coronavírus.

Conceição Azevedo refere que o impacto da Viseu Ajuda excedeu os apoios sociais atribuídos diretamente pela autarquia de Viseu. “Melhorámos o conhecimento social do concelho e sinalizámos à Segurança Social centenas de famílias em situação de vulnerabilidade, não cobertas pelos instrumentos de proteção social do Estado”, disse a vereadora Cristina Brasete, responsável pela pasta da Ação Social.

“Ao longo destes meses, aprimorámos o serviço o que, em conjunto com a Segurança Social, tem permitido, inclusive, garantir uma intervenção estrutural e continuada no tempo para as respetivas famílias, o que lhes possibilita ter um acompanhamento e apoios regulares”, acrescentou.

As freguesias de Viseu, Abraveses e Rio de Loba foram os locais que tiveram mais situações de emergência social identificadas pelo Viseu Ajuda. As compras de supermercado representam a maior fatia dos pedidos de apoio realizados, seguindo-se as compras de medicamentos e o fornecimento de refeições.

Já em fevereiro de 2021, o programa Viseu Ajuda alargou o seu âmbito e passou também a garantir o transporte de cidadãos viseenses no âmbito do Plano Nacional de Vacinação contra a Covid-19. Nesta fase, a iniciativa garantiu o transporte de uma centena de pessoas para serem vacinados no Pavilhão Multiusos.

“A resposta à pandemia continua a ser a prioridade da autarquia. Continuaremos na linha da frente, através do Viseu Ajuda ou de outros mecanismos que venham a ser necessários, a proporcionar uma resposta rápida e eficaz aos viseenses mais afetados por esta situação. A solidariedade é também uma marca do projeto que a nossa equipa vai continuar a cumprir”, concluiu Conceição Azevedo.

pub
 Viseu Ajuda apoiou mais de 1.000 famílias em ano de pandemia - Jornal do Centro

Outras notícias

pub
 Viseu Ajuda apoiou mais de 1.000 famílias em ano de pandemia - Jornal do Centro

Notícias relacionadas

Procurar