universidade católica jornal do centro
btl 202500363
missa sé diocese bispo padres
janela casa edifício fundo ambiental
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
aluguer aluga-se casas

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
roberto rodrigues escanção
CVRDao_2
March-711-4
Home » Notícias » Diário » Viseu celebra Augusto Hilário e o fado no Mercado 2 de Maio

Viseu celebra Augusto Hilário e o fado no Mercado 2 de Maio

Terceira edição do evento “Guitarra de Coimbra, Alma Viseense” é promovida pela Câmara. Iniciativa terá lugar nos próximos dias 23 e 24 de maio

 Covid-19: os números e as tabelas da pandemia
14.05.25
Jornal do Centro
partilhar
 Covid-19: os números e as tabelas da pandemia
14.05.25
pub
 Viseu celebra Augusto Hilário e o fado no Mercado 2 de Maio

A cidade de Viseu volta a celebrar o fado e a memória de Augusto Hilário na terceira edição do evento “Guitarra de Coimbra, Alma Viseense”, promovida pela Câmara. A iniciativa terá lugar nos próximos dias 23 e 24 de maio, com um programa que envolve concertos e conferências que ilustram a vida e obra do fadista natural de Viseu.

Nesses dois dias, o Mercado 2 de Maio será o palco principal desta celebração que tem entrada livre.

O fado vai ser interpretado por artistas dos estilos de Coimbra e Lisboa, incluindo nomes femininos. Na noite de 23 de maio, sexta-feira, o protagonismo será dado ao fado de Coimbra, com atuações dos grupos Tertúlia de Coimbra e Triunviriato, a partir das 21h30.

Já no dia 24, sábado, e à mesma hora, o fado de Lisboa será celebrado pelas vozes de Patrícia Costa, Mia Moura, Cristina de Sousa, Carla Cortez, Gabriel Carlos e Jorge Novo, acompanhados por Miguel Martins na guitarra portuguesa, Gabriel Carlos na viola de fado e Rafael Carvalho no baixo acústico.

Antes, vai haver um colóquio no salão nobre da Junta de Freguesia de Viseu, às 15h00, com as conferências “O último acorde de Augusto Hilário: Vida breve, Memória Eterna” por João Ferreira da Fonseca, “A atividade artística de Augusto Hilário” por Adamo Caetano e “Hilário: Poeta e Cantor, distinto pioneiro do culto da Canção de Coimbra” por Murta Rebelo.

O programa completo pode ser consultado no site visitviseu.pt.

Reconhecido como um dos pioneiros do estilo boémio associado à canção de Coimbra, Augusto Hilário é uma figura emblemática da cidade de Viseu, onde nasceu e onde morreu a 3 de abril de 1896, aos 32 anos.

pub
 Covid-19: os números e as tabelas da pandemia

Outras notícias

pub
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
 Covid-19: os números e as tabelas da pandemia

Notícias relacionadas

Procurar