No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
Conceição Azevedo é agora a nova presidente da Câmara Municipal de Viseu. A até então vice-presidente assume o cargo que foi ocupado por Almeida Henriques, o autarca que morreu vítima de Covid-19 no último domingo. A mudança vai obrigar a alterações na organização do executivo municipal.
O quadro de competências, assim como o regime jurídico de funcionamento, dos órgãos dos municípios e das freguesias, estabelece que “no caso de morte, renúncia, suspensão ou perda de mandato de algum membro da câmara municipal em efectividade de funções, é chamado a substituí-lo o cidadão imediatamente a seguir na ordem da respectiva lista”.
Ora, seguindo a lei, o próximo da lista que o PSD apresentou a eleições em 2017 é Fernando Marques, atual administrador da Sociedade de Reabilitação Urbana de Viseu. Caso não aceite o cargo, “passa o testemunho” a Emília Dias, que é diretora executiva da APPACDM de Viseu.
A agora presidente tem de escolher, também, quem será vice-presidente.
O executivo, do lado do PSD, é ainda constituído por João Paulo Gouveia, Cristina Brasete, Ermelinda Afonso e Jorge Sobrado que deixou o cargo e tempo inteiro e renunciou aos pelouros que detinha na área da cultura e turismo.
Almeida Henriques, que estava no seu segundo mandato, foi a sepultar nesta segunda-feira. Tinha já sido anunciado como o candidato natural para um terceiro mandato.