Em tempos passados, não era o branco que marcava os casamentos, era…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Neste Dia da Mãe, o Jornal do Centro entrou em ação com…
A Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões chegou hoje com o projeto Bora! aos 14 municípios, dia em que reforçou a região com 50 bicicletas, simplificou o registo e aplicou um custo simbólico de utilização.
“Hoje, fechamos um ciclo. O projeto Bora! está nos 14 municípios da CIM. Demos início em julho de 2024 em Viseu e hoje temos bicicletas em toda a região”, disse o secretário executivo da CIM Viseu Dão Lafões, Nuno Martinho.
No ato simbólico de inauguração do serviço, na doca com cinco bicicletas junto ao edifício do Município de Santa Comba Dão – existe uma segunda junto ao posto de turismo -, o responsável anunciou que a região teve hoje um reforço de 50 bicicletas.
“E a ideia é numa fase mais à frente, mediante a adesão e utilização, continuar a reforçar com mais bicicletas toda a região”, anunciou Nuno Martinho.
O projeto obrigava a que as pessoas “tivessem de se deslocar à sede do Município ou posto de turismo para se registarem, antes da primeira utilização”, e, a partir de hoje, isso “foi alterado, porque era um fator bloqueador” à utilização.
“Ao fim de semana havia turistas e outras pessoas a quererem usar e não podiam. A partir de hoje basta terem a aplicação e todo o processo é feito lá, mas isso também obriga a um pagamento simbólico, para que haja responsabilização e possamos saber quem são os utilizadores”, justificou.
Nuno Martinho disse que o custo é de um euro que “pode ser também de um passe trimestral de três euros ou anual de 12 euros, mas tem a ver essencialmente com a responsabilização e rastreio” das bicicletas já que elas circulam entre os municípios.
O secretário executivo da CIM contabilizou que o projeto arrancou, em julho de 2024, com 101 bicicletas e, atualmente, tem 151, mais de 40 estações, mais de 260 docas e já foram percorridos mais de 27 mil quilómetros com os velocípedes.
O projeto Bora! faz parte do plano de mobilidade da CIM Viseu Dão Lafões, que já contou com um investimento de seis milhões de euros para a criação da rede, construção de mais de 37 quilómetros de ciclovias, em aplicações tecnológicas e no projeto “Ir e Vir”.
O presidente do Município de Santa Comba Dão, no distrito de Viseu, Leonel Gouveia, enalteceu a chegada do Bora! ao concelho, destacando zonas como o parque verde e a rota dos miradouros como “bons locais para ir de bicicleta”.
“Além de que estamos a promover hábitos saudáveis, estamos a trabalhar para a sustentabilidade ambiental e ainda o desenvolvimento turístico, porque há muitos turistas que chegam às cidades e depois gostam de as conhecer de bicicleta”, realçou.
O presidente da Assembleia Municipal de Santa Comba Dão, César Branquinho, médico, teceu elogios ao Bora! e reforçou “a importância do projeto para pôr as pessoas a mexer” e, tendo o concelho a ecopista do Dão, “é mais um motivo para a utilização” das bicicletas.
Integram a CIM Viseu Dão Lafões os concelhos de Aguiar da Beira (distrito da Guarda), Carregal do Sal, Castro Daire, Mangualde, Nelas, Oliveira de Frades, Penalva do Castelo, São Pedro do Sul, Santa Comba Dão, Sátão, Tondela, Vila Nova de Paiva, Viseu e Vouzela (distrito de Viseu).