A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Setembro é um mês de transição importante para a sua horta e…
O programa, produzido pela Tell me a Story para o Jornal do…
por
Ana Rita Silva e Bruna de Melo
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Diogo Chiquelho
Viseu é a capital de distrito mais barata para arrendar casa. A conclusão é da plataforma imobiliária Idealista e relativa ao terceiro trimestre deste ano. Segundo o site, o mercado de Viseu esteve em contraciclo com a tendência de subida nacional.
Nos últimos três meses, os preços na cidade de Viriato caíram 3,5 por cento face ao trimestre anterior. Os proprietários cobravam, em média, 5,4 euros por metro quadrado, um valor que é inferior em comparação com outras cidades da região Centro como Aveiro (8,7 euros) e Coimbra (8,1 euros).
Além de Viseu, as cidades mais baratas são Santarém (6 euros), Leiria (6,5 euros) e Braga (7,1 euros). Leiria foi a outra capital de distrito onde os preços também caíram na ordem dos 1,1 por cento.
O máximo histórico no concelho viseense foi registado em agosto, quando os preços atingiram os 5,8 euros por metro quadrado. Em comparação com os dados de há um ano, o mercado de Viseu subiu 6 por cento.
Por outro lado, já o distrito registou uma subida de 5,8% face ao segundo trimestre atingindo também os 5,4 euros, um novo máximo. Apesar desta subida, Viseu é também a região mais económica para arrendar.
Esta não é a primeira vez que Viseu é apontada como a cidade mais barata. Viseu é o concelho mais barato para arrendar casa, o Idealista apontava para 5,6 euros por metro quadrado na cidade.
Novo máximo também na venda de casas
No mercado de venda, o distrito de Viseu também registou um novo recorde. Os preços aumentaram 3,1% para os 926 euros por metro quadrado em comparação com o segundo trimestre.
Viseu é o concelho mais caro da região com 1.277 euros. Dos municípios analisados pelo Idealista, Nelas é o mais barato com 519 euros por metro quadrado. O concelho também teve a maior quebra: menos 6,4%.
Tondela e Mangualde registaram as maiores subidas, que foram de 33,8% e de 15,5%, respetivamente.
Lisboa continua a ser a cidade mais cara
De acordo com o Idealista, os preços dos arrendamentos em Portugal subiram 4,5 por cento entre os meses de julho e setembro. Em média, arrendar casa no país custava 11,8 euros por metro quadrado.
Lisboa continua a ser a cidade onde é mais caro arrendar, com 15,7 euros por metro quadrado, seguida do Porto (12,3 euros/m2) e Funchal (11 euros/m2).
Durante o terceiro trimestre, os preços subiram em todas as regiões do país com exceção do Alentejo (-4,4%) e do Algarve (-0,5%).
A liderar as subidas, está a região Centro (7,7%), onde uma casa para arrendar custa 7,1 euros por metro quadrado, seguida da Área Metropolitana de Lisboa (6,8%) e do Norte (4,6%).