Antes de renovar o telhado ou substituir as telhas, é essencial tomar…
A Faculdade de Medicina Dentária, da Universidade Católica em Viseu, celebra 5…
Miauuu! Chamaram por mim? Sou a Bella, a gatinha mais fofinha, saltitante…
por
Jorge Marques
por
João Azevedo
por
José Junqueiro
O concelho de Viseu registou mais casos de Covid-19 nos últimos quinze dias do que entre março e agosto do ano passado. É um dos municípios que está em alerta e na próxima semana, caso a taxa de incidência seja superior a 120 casos por 100 mil habitantes, terá de recuar nas medidas de desconfinamento.
De acordo com os dados divulgados pela Proteção Civil Municipal, só entre os dias 24 de junho e 1 de julho foram reportados 141 novos casos. No início desta semana, na comunidade escolar havia mais de 500 pessoas em isolamento profilático. Em números absolutos, entre 1 e 16 de junho, foram reportadas 53 infeções, enquanto que de 16 a 1 de julho foram 187.
Os médicos da saúde pública justificam este aumento com a variante Delta que “entrou em força” no concelho e “à sua capacidade de contágio”. “A primeira quinzena nada teve a ver com a segunda. Estamos a falar de infeções em adultos jovens, muitos estudantes, começando também já a aparecer situações em ambientes familiares por causa dos eventos ou convívios das pessoas”, explica fonte ao Jornal do Centro.
E o “boom” da segunda quinzena pode ter ainda outra explicação e que se prende com a mobilidade, o facto de muitas pessoas, por exemplo, terem chegado de Lisboa.
“Estamos a voltar a situações em que é difícil fazer o seguimento epidemiológico. Difícil definir ligações nas últimas 48 horas porque agora há uma multiplicidade de contactos”, refere ainda o especialista.
Os números, segundo as autoridades, já justificam medidas cautelares que podem ser aplicadas de forma progressiva. Foi nesse sentido que alguns dos eventos previstos no âmbito da programação da autarquia de Viseu foram cancelados, isto numa altura em que à uma “corrida” aos testes antigénio.
A pressão hospitalar não se faz sentir, sendo que a média de permanência de doentes com Covid-19 é entre 4 e 7.
Desde o início da pandemia, foram reportados no concelho de Viseu 7 473 casos.