No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
Abriu esta segunda-feira ao público o novo espaço de atendimento dos Serviços Municipalizados de Águas e Saneamento (SMAS) de Viseu. O novo posto de atendimento está de portas abertas na Rua do Comércio. Na inauguração, o presidente da Câmara de Viseu, Fernando Ruas, salientou que se trata de um investimento a pensar na revitalização do centro histórico da cidade.
“Sentimo-nos bem com o esforço municipal que tem sido feito no centro histórico. E compreendemos a frustração de alguns comerciantes que trabalham no centro histórico. Mas não será por responsabilidade da autarquia que é, neste momento, o maior investidor do centro histórico”, sublinhou o autarca.
Ruas lembrou uma Rua Direita “pujante”, mas defendeu tratar-se de “outros tempos em que a única penetração do norte para o sul da cidade era feita pela Rua Direita”. Apesar disso, o presidente da Câmara de Viseu sustentou que “temos todos uma responsabilidade histórica para melhorar a Rua Direita”. “Não a melhoramos se começamos só a apontar. Do Rossio podemos fazer mais alguma coisa do que aquilo que temos feito. Mas todos têm de fazer a sua parte, mesmo quem escolhe decidir investir na Rua Direita”, afirmou.
O autarca lembrou as ações levadas a cabo pela Câmara de Viseu no centro histórico da cidade, recordando, entre outros, a instalação do Museu da cidade e a recuperação do antigo espaço do Orfeão.
“Vamos criar as condições para que esta zona da cidade tenha uma vida própria. Temos preparada a futura musealização do edifício Batalha e vamos instalar a Universidade Sénior no antigo Orfeão. Tudo isto são contributos para que a zona histórica passe a ter uma vida mais pujante e possa responder àquilo que os moradores e os comerciantes aspiram”, vincou o autarca.
As obras do novo edifício do SMAS custaram à Câmara 588 mil euros. Passaram em 2023 pelo SMAS 36413 pessoas, uma média de 3 mil pessoas por mês. Junho foi o mês com mais atendimentos de tesouraria, agosto foi o mês em que mais pessoas recorreram ao serviço geral do SMAS. No total, foram feitos 21084 atendimentos para tesouraria e 15329 atendimentos para outros assuntos.