Outdoor stage in a park with a female presenter holding a microphone, addressing a seated audience beneath trees.
proibido obras sinal de trânsito
Portrait of a young man with a beard, wearing a white shirt and black jacket draped over his shoulder, against a dark curtain backdrop.
arrendar casa
Casas Bairro Municipal Viseu 5
janela casa edifício fundo ambiental

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
vinho_queijo_pao
vinhos adega vila nova tazem
A sunny riverside beach with people sunbathing under straw umbrellas on a sandy shore, next to a calm green river framed by forested hills.
Home » Notícias » Desporto » Viseu: Jovem de 17 anos afastado dos estádios durante um ano

Viseu: Jovem de 17 anos afastado dos estádios durante um ano

Aerial view of a sandy beach with large stone letters forming a message, promoting recycling; below, the slogan 'Começa por reciclar as desculpas' and a call to action with a URL.
pub
 Oliveira de Frades acolhe exposição e mercado de orquídeas este fim de semana
12.07.23
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Oliveira de Frades acolhe exposição e mercado de orquídeas este fim de semana
12.07.23
Fotografia: Jornal do Centro
Aerial view of a sandy beach with large stone letters forming a message, promoting recycling; below, the slogan 'Começa por reciclar as desculpas' and a call to action with a URL.
pub
 Viseu: Jovem de 17 anos afastado dos estádios durante um ano

Um jovem de 17 anos foi afastado por um ano dos estádios de futebol. Além de ficar longe dos estádios, o adepto terá de pagar mil euros de multa. Em causa o uso de um engenho pirotécnico no jogo entre Académico de Viseu e Boavista, a contar para os quartos de final da Taça da Liga.

O jogo decorreu a 20 de dezembro de 2022, no Estádio do Fontelo. O jovem foi identificado através do sistema de videovigilância e assumiu às autoridades ter sido o autor do uso do engenho pirotécnico.

Tudo aconteceu depois de um golo marcado pelo Académico de Viseu, que nesse dia carimbou a passagem à final-four da Taça da Liga. O ‘flashlight’ foi acendido com um isqueiro. A investigação a este caso concluiu que o jovem agiu de livre vontade. A decisão entrou em vigor a 15 de junho.

Também em Lamego um homem de 43 anos foi afastado dos estádios por dez meses e tem de pagar uma multa de mil euros. O homem insultou e ameaçou a equipa de arbitragem e elementos da equipa adversária no jogo que opôs Sporting de Lamego e Nespereira, na Série Norte da Divisão de Honra.

Estes dois casos constam do novo relatório da Autoridade para a Prevenção e o Combate à Violência no Desporto (APCVD). O organismo revelou que somou 457 decisões condenatórias finalizadas entre janeiro e junho, com 188 pessoas impedidas de acederem a recintos desportivos.

De acordo com o relatório do primeiro semestre de 2023, a APCVD dá conta das 457 decisões condenatórias definitivas – já sem possibilidade de recurso –, dos quais 37 arguidos foram alvo de processo de execução judicial da coima, por falta de pagamento da mesma.

Deste total de condenações, 314 resultaram em coimas, 143 admoestações, 271 foram arquivadas, mas 206 foram remetidas ao Ministério Público, por poderem configurar crimes.

Entre janeiro e junho, 188 adeptos ficaram impedidos de aceder a recintos desportivos por decisão da APCVD, 83 por medidas cautelares e 105 com sanções acessórias, para um total de aproximadamente de 370, segundo dados do Ponto Nacional de Informações sobre Desporto (PNID), citados no referido relatório.

Neste documento, a APCVD destaca algumas decisões tomadas recentemente, entre as quais as ocorridas no jogo da última jornada da edição 2022/23 da I Liga de futebol, entre Benfica e Santa Clara, em Lisboa, e nos festejos do título de campeão dos ‘encarnados’, que resultaram na interdição cautelar de 21 adeptos, por recurso a pirotecnia, nas imediações do estádio e no Marquês de Pombal.

Estes números comparam os do período homólogo de 2022, quando a APCVD contabilizou 309 decisões definitivas, resultando em 146 medidas de interdição de acesso a recintos desportivos.

Em cerca de quatro anos, a APCVD aplicou cerca de 1.100 interdições de acesso a recintos desportivo, das quais cerca de 900 já entraram em vigor.

pub
 Oliveira de Frades acolhe exposição e mercado de orquídeas este fim de semana

Outras notícias

pub
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
 Oliveira de Frades acolhe exposição e mercado de orquídeas este fim de semana

Notícias relacionadas

Procurar