Antes de renovar o telhado ou substituir as telhas, é essencial tomar…
A Faculdade de Medicina Dentária, da Universidade Católica em Viseu, celebra 5…
Miauuu! Chamaram por mim? Sou a Bella, a gatinha mais fofinha, saltitante…
por
Jorge Marques
por
João Azevedo
por
José Junqueiro
A Rua Direita, em Viseu, vai ficar cortada ao trânsito na manhã desta sexta-feira (18 de outubro) devido às obras no edifício da Foto Batalha, anunciou a autarquia.
A Câmara de Viseu vai reabilitar o prédio com o objetivo de transformá-lo num museu com o espólio do antigo estúdio fotográfico e num espaço de café-concerto. O projeto inicial passava pela habitação, mas foi entretanto alterado.
Por causa das obras no edifício comprado pela autarquia, o corte de trânsito vai vigorar entre as 08h00 e as 13h00 de amanhã. A PSP vai regular o trânsito na Rua Direita, acrescenta a Câmara.
A Foto Batalha era antigamente um dos estúdios fotográficos mais icónicos da cidade de Viseu, juntamente com a Foto Germano e a Foto Ayres. O edifício pertenceu ao fotógrafo e pintor António Batalha, cujo pai fundou a Foto Batalha em 1912.
Natural de Almeida (distrito da Guarda), António Batalha destacou-se na pintura de retratos e também deu destaque à paisagem, além de ter participado em exposições.
Também foi responsável pela realização de diversos cartazes para a Feira de São Mateus, assim como pelo desenho do interior de várias lojas da cidade e dos seus letreiros. O artista morreu em 1992, em Viseu.
No seu auge, a Foto Batalha teve os três pisos do edifício da Rua Direita ocupados, bem como uma delegação em Lisboa. A entrada da fotografia digital foi um choque no negócio, levando a uma diminuição no pessoal e nas estruturas da Foto Batalha, que entretanto acabou por encerrar.