Miauuu! Chamaram por mim? Sou a Bella, a gatinha mais fofinha, saltitante…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
O Natal é um momento de união, onde o amor se torna…
por
Carolina Ramalho dos Santos
por
Amnistia Internacional
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
Viseu vai ser, a partir do próximo fim de semana, uma cidade de poesia. A Câmara vai organizar a iniciativa “Dizer Poesia”, que vai juntar as letras à música e à arte urbana. O novo evento está agendado para 27 a 29 de maio.
Mas o próximo fim de semana (18 a 20 de março), já vai levantar a ponta do véu com “algumas ações e apresentações que promovem a interação entre a arte e a comunidade”, revela a autarquia, assinalando os dias mundiais da Poesia e da Árvore, comemorados oficialmente a 21 de março.
“Assim, neste iniciar da primavera, optámos por assinalar simbolicamente estas duas datas e guardar o grande evento para o mês de maio, altura em que vamos também dar início a uma programação consistente de verão. Para já, todos são convidados a beber inspiração nestas breves notas poéticas, uma espécie de prefácio do grande poema que está para vir”, afirma a vereadora da Cultura na autarquia, Leonor Barata.
Uma das novidades é o projeto “Brigada Poética”, que sairá à rua a partir do próximo fim de semana numa parceria com a Escola Superior de Educação de Viseu.
A “Brigada Poética” será constituída por “portadores de árvores-poema”, que irão deambular pelas praças e ruas da cidade com “rastos e caudas poéticas” no espaço público, com espaço também para a declamação.
A “Brigada Poética” andará pelas ruas no sábado (dia 19), entre as 10h00 e as 12h00 e das 15h00 às 17h30. No domingo (dia 20), andará também à tarde entre as 15h00 e as 17h30. O ponto de partida será sempre o Rossio e as performances de poesia irão acontecer na Praça D. Duarte, no Largo Pintor Gata, na Rua Formosa e no Rossio.
Também no prefácio do “Dizer Poesia”, as palavras saltam também das páginas dos livros para o espaço público através de um projeto de arte urbana.
A designer e ilustradora Rosário Pinheiro e a artista plástica Inês Flor serão responsáveis pela concretização do projeto, onde pequenas frases e excertos de poemas e textos escritos por Aquilino Ribeiro, Judith Teixeira, Ana de Castro Osório, Camilo Castelo Branco e Tomás Ribeiro, entre outros, irão estar pintadas em muros, caixas de eletricidade, escadas, escadarias, arcos, pavimento, paredes e bancos de jardim pela cidade fora.
O trabalho pode ser visto durante o fim de semana. A inauguração oficial do roteiro está prevista para as 10h30 de sábado, com o ponto de partida no Rossio.
Nos espetáculos, na sexta-feira (dia 18), o Solar do Vinho do Dão acolhe uma apresentação do Conservatório Regional de Música Azeredo Perdigão e do Grupo ArDemente, juntando a música clássica à poesia declamada, a partir das 18h00.
Já no sábado, Tilhon, Mara Pedro e Domini irão atuar em acústico durante cerca de meia-hora, juntando o rap e o fado. A atuação terá lugar no Rossio, pelas 15h30. No Jardim das Mães, será colocada uma árvore que servirá de “abrigo de poemas escritos em papel, os quais poderão ser retirados e lidos pelos amantes da poesia”.
Ainda no âmbito da comemoração do Dia Mundial da Poesia, e também associado a este evento, decorrerá a iniciativa “Saramago também é poesia”, da companhia Grupo Off, que se realiza no sábado, pelas 16h00, na Biblioteca Municipal D. Miguel da Silva.
A Câmara refere que todos os autores, poemas e textos associados ao “Dizer Poesia” foram eleitos tendo por base a ligação com Viseu.