No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
A Câmara de Viseu quer fazer uma nova intervenção no Parque Urbano de Santiago, onde pretende plantar mais árvores e criar zonas de sombra.
A autarquia anunciou, em comunicado, que enviou uma candidatura juntamente com a Junta de Freguesia de Viseu aos fundos comunitários para avançar com o projeto.
Na mesma nota, o município refere que o objetivo da intervenção passa por investir na arborização “e, consequentemente, no ensombramento natural” do parque que tem atualmente “vastas áreas de pavimentos e pouca vegetação”.
O espaço será, assim, reorganizado “de forma a aumentar o número de elementos arbóreos e de diversidade biológica existente”. “Uma iniciativa que pretende, assim, implementar zonas de sombra ao logo de uma maior área que será intervencionada no Parque”, acrescenta a Câmara.
A autarquia também propõe melhorar os sistemas de rega, “através da ligação a um reservatório existente, onde são armazenadas águas provenientes de furos e poços”, podendo evitar ou reduzir a utilização de águas da rede pública nas áreas verdes do parque.
O vereador do Ambiente na Câmara, Pedro Ribeiro, defende que o projeto pretende melhorar o Parque de Santiago e combater os efeitos das alterações climáticas na cidade.
“Numa altura em que é urgente agir contra os efeitos nefastos das alterações climáticas, esta é uma excelente oportunidade para fazer mais uma grande transformação neste espaço verde permitindo uma melhor gestão dos recursos naturais, essenciais para as gerações atuais e futuras”, diz.
O presidente da Câmara, Fernando Ruas, refere que a candidatura “é o reflexo da preocupação do executivo municipal em propor os seus projetos a fundos comunitários e, desta forma, conseguir comparticipação financeiro comunitária para prestar ainda mais qualidade de vida às famílias viseenses”.