Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Viseu será, em maio do próximo ano, a cidade anfitriã do EU MODEX 2026, um dos maiores exercícios europeus na área da Proteção Civil, reunindo equipas especializadas, peritos internacionais e meios operacionais de vários países da União Europeia, anunciou a autarquia.
Responsáveis da Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANEPC) e um grupo de especialistas do Mecanismo Europeu de Proteção Civil estiveram reunidos em Viseu para avaliar propostas, debater estratégias e validar cenários operacionais.
Em articulação com o Corpo de Bombeiros Sapadores de Viseu, a comitiva técnica realizou visitas de reconhecimento às freguesias de Lordosa, Barreiros e Cepões, Côta e Calde, territórios escolhidos para acolher as simulações de incêndio florestal previstas no exercício. Estas áreas foram analisadas quanto às suas características geográficas, acessos, recursos locais e potencial de resposta a cenários de emergência complexos.
Segundo o município, o EU MODEX 2026 representa “um projeto desafiante e de elevada importância para Viseu e para todos os seus intervenientes”, reforçando a capacidade de cooperação internacional e de preparação para situações de crise. A autarquia garante que continuará a trabalhar “em rede, com empenho e dedicação”, para assegurar o sucesso da iniciativa, que trará ao concelho meios, especialistas e observadores de toda a Europa.