No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
Viseu vai receber entre 23 e 27 de julho a 19ª final do Torneio Nacional de Futebol de Rua. Pela cidade de Viriato vão passar 26 comitivas. A prova é organizada pela Associação Cais. O objetivo da competição é aliar o desporto à inclusão social. A organização assinala que tem aumentado o número de instituições e equipas interessadas em participar e cada vez há mais jogadores de futebol de rua em Portugal.
O presidente da Câmara de Viseu, Fernando Ruas, mostrou-se feliz por receber o torneio. “Não há sítio melhor para realizar coisas com paixão do que o coração do país. Escolheram exatamente o coração do país para realizar este evento. Ser cidade europeia do desporto orgulha-nos muito, mas responsabiliza-nos ainda mais. Queremos deixar tudo melhor do que o que estava. É essa a finalidade de uma incumbência desta natureza: deixarmos mais equipamentos, mais semente a germinar”, explicou.
Na sessão oficial da apresentação do evento, o presidente da Câmara de Viseu deixou a intenção de eleger Jacinta Santos, representante de Viseu na seleção de futebol de rua como uma das embaixadoras da cidade. “Vamos incluir a Jacinta [Santos], se ela quiser, como embaixadora. Colocámos como embaixadores da cidade, pessoas como o João Félix, que temos imensa honra que seja viseense, o António Silva, jovem maravilhoso, o Mário Trindade, os dois Tiagos… Gente que se evidencia por mérito próprio e gostamos muito de exaltar a figura dos viseenses. Antigamente só se distinguia alguém por atos guerreiros. Falamos de D. Duarte, reis que se distinguiram, e por vezes não temos o cuidado de elevar quem se evidencia agora. Agora é que precisamos de bons exemplos para a sociedade”, defendeu Ruas.
A final de Viseu envolverá diversas regiões do país já após terem decorrido torneios distritais e regionais de futebol de rua.