No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
As freguesias de Viseu e Rio de Loba e a União de Repeses e Salvador vão ter unidades locais de proteção civil. A novidade foi deixada pelo presidente da Câmara, Fernando Ruas, após a última reunião do executivo (05 de janeiro).
O tema foi levado à sessão privada da autarquia pelo vereador do PS Miguel Pipa que desafiou a maioria PSD a promover a criação destas unidades em todas as freguesias do concelho.
“Propomos a este município e ao senhor presidente, como autoridade máxima da proteção civil, que promova e facilite a instalação em todas as freguesias de unidades locais de proteção civil”, defendeu o vereador da oposição, afirmando que este novo serviço tornaria “mais eficaz o mecanismo de prevenção” e ajudaria a prestar à população “um apoio mais próximo através de agentes de proteção civil local e municipal”, que desenvolveriam “ações de prevenção e socorro no território das freguesias e a todos os residentes e cidadãos”.
O presidente da Câmara rejeitou liminarmente esta proposta do PS, afirmando que a oposição estava a comprometer a autonomia das juntas. Fernando Ruas disse que essa ideia devia ser levada às assembleias de freguesia e não a reunião do executivo e que o processo até já está em andamento em algumas localidades do concelho.
“O que disse foi que estamos disponíveis, se uma junta de freguesia quiser criar isto tem que falar com a Câmara. Não pode ser a Câmara a dizer isto às 25 freguesias, então e autonomia das juntas?”, questionou o autarca do PSD.