No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
O concelho de Viseu não teve nenhum novo caso de infeção por Covid-19 durante a última semana. O balanço foi feito esta quarta-feira (31 de março) pela Proteção Civil municipal.
De acordo com os dados apurados entre 24 e 30 de março, as autoridades registaram mais dois óbitos associados ao novo coronavírus em Viseu, dando num total de 129 mortos desde o início da pandemia.
No Hospital de Viseu, há registo de 11 internados, dos quais sete nos cuidados intensivos e quatro na enfermaria.
Em Viseu, há agora, segundo a Proteção Civil, menos de uma centena de casos ativos de Covid-19. Na semana anterior, os dados davam conta de menos de 172 infeções ativas.
A Proteção Civil municipal reviu os números de casos acumulados e recuperados da Covid-19 no concelho viseense. De acordo com os novos dados, há agora registo de 6.829 recuperados e 7.141 infetados desde março de 2020, um número revisto face à existência de casos com proveniência e residência em outros concelhos.
Ainda no distrito, nas últimas horas, foram reportados mais seis novos casos positivos em Carregal do Sal, que tem reportado vários casos nos últimos dias.
A propósito disto, o presidente da Câmara Municipal, Rogério Abrantes, apelou novamente à “consciência de todos e de cada um, ao seu bom senso, inteligência e discernimento para que, a uma só ação, concertada e responsável” para inverter esta situação e alerta para a perigosidade do contágio na época da Páscoa “se não adotarmos comportamentos preventivos profundos e efetivos”.
“O nosso concelho pode, a este nível, assemelhar-se a um barril de pólvora que, ao mais insensato ato, pode explodir e semear maleitas com consequências impossíveis de prever, mas de mais difícil resolução. A muito breve prazo, podemos estar já arredados das diretivas gerais do plano nacional de desconfinamento, com todos os dissabores e todas as vicissitudes que isso pode acarretar para todos nós”, alertou o autarca, que apelou à adoção de comportamentos “responsáveis e conscientes”.
Houve ainda mais cinco novos casos positivos em Lamego.
Desde o início da pandemia, a região de Viseu registou 28.354 infetados pela Covid-19, 636 mortos e 26.291 recuperados.
A nível nacional, Portugal teve três mortes relacionadas com a Covid-19 e 618 novos casos de infeção com o novo coronavírus, valores semelhantes ao que se tem registado desde meados de março, segundo a Direção-Geral da Saúde.
Para mais informações, pode consultar o site covid.jcentro.pt.