No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
Viseu vai ter os primeiros centros do programa “Eu sou digital”. Esta é uma iniciativa que quer levar as novas tecnologias a quem ainda não as utiliza. “Portugal tem cerca de 16% da população que ainda não utiliza internet no dia a dia, segundo dados europeus. Essa população não tira partido dos produtos e serviços, comunicações…”, concretiza Mário Campolargo, secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa. De acordo com site do programa, “o EUSOUDIGITAL irá ajudar milhares de portugueses adultos que nunca usaram a internet”.
Para levar avante este programa, todos os que tratam a internet “por tu” são chamados a participar. “Os mentores são pessoas que já conhecem a tecnologia digital. Estão familiarizadas com as tecnologias que usamos diariamente nos telemóveis ou computadores. Poderão ser jovens a partir dos 15 anos que tenham esse conhecimento e que estejam interessados em participar neste grande esforço de coesão social”, diz Mário Campolargo.
O governante diz que, em Viseu, aumentou o número de mentores e que agora o programa ganhará força no concelho. “Vamos lançar três centros “Eu sou digital” e, se for possível, ainda lançaremos mais”. As estruturas vão instalar-se em Repeses e São Salvador, Lordosa e Mundão.
Naquele espaço são garantidos tablets “que permitem uma iniciação presencial”. Os Centros podem ser instalados “nas juntas de freguesia, escolas, universidades seniores, centros de jovens”. O importante, refere Mário Campolargo, é “criar um movimento” para que Portugal possa “ter mais pessoas a aceder à internet”.
O secretário de Estado entende que “não podemos deixar as pessoas no século XX”. O programa vai ser apresentado publicamente esta sexta-feira, dia 12 de agosto, às seis da tarde na Feira de S. Mateus.