Neste episódio de “A comer é que a gente se entende”, descobrimos…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
Rimas sociais, um podcast que dá voz às causas sociais urgentes através…
Viseu volta a receber no dia 19 de junho a procissão do Corpo de Deus, presidida pelo bispo D. António Luciano. A habitual romaria marca as celebrações do feriado religioso na cidade.
A Sé Catedral recebe às 11h00 a missa do Corpo de Deus, também presidida pelo bispo de Viseu. Já a partir das 16h00, são rezadas as vésperas. Uma hora mais tarde, tem início a procissão.
O cortejo sai da Sé e segue pela Rua Nunes de Carvalho, Rossio, Avenida 25 de Abril, Rua Alexandre Herculano e Rua do Comércio, antes de terminar novamente na Catedral.
“O Dia de Corpo de Deus é um dia solene para celebrarmos novamente o grande louvor da Eucaristia. Neste dia, o Corpo de Deus surge como louvor público e festivo em relação à própria Eucaristia, permitindo que os fiéis, especialmente os da cidade, possam participar”, diz o cónego Manuel Matos, deão do Cabido da Sé de Viseu.
Já o bispo D. António Luciano apela à participação dos fiéis na celebração. “Que seja uma festa participada por todos, sinal da nossa fé, motivo da nossa adoração como caminho de esperança para construir um mundo novo, de paz e de justiça, na comunhão e na unidade com todos”, afirma.
A celebração atrai vários fiéis e acontece no 60.º dia depois da Páscoa, uma quinta-feira, estando associada à Última Ceia que se realizou na Quinta-Feira Santa.
O Corpo de Deus é celebrado em toda a Diocese de Viseu com tradições como, por exemplo, a colocação de tapetes de flores em localidades onde acontecem procissões.