No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…
Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
O Vitória de Guimarães goleou hoje o Tondela, por 5-0, num encontro da 28.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol que dominou inteiramente, aproveitando também erros adversários, e encerrou uma série de cinco jogos sem vencer.
A equipa vimaranense alcançou o triunfo mais folgado da época com golos de Oumar Camara, aos cinco minutos, de Miguel Nogueira, aos 18, de Samu, aos 51, na cobrança de uma grande penalidade, de Gustavo Silva, aos 55, e de João Mendes, aos 65, também de penálti.
Os vitorianos mantiveram assim o nono lugar, com 35 pontos, os mesmos do oitavo classificado, Moreirense, enquanto a formação beirã, que soma apenas um triunfo na segunda volta, desperdiçou a hipótese de ascender ao lugar do play-off de manutenção e mantém o 17.º lugar, com 20 pontos.
Na estreia de Gonçalo Feio como treinador, os tondelenses apresentaram-se em Guimarães com uma pressão intensa sobre os jogadores adversários, mas deixaram vários espaços na retaguarda, que a formação anfitriã ‘castigou’ com dois golos nos primeiros 20 minutos.
Assim que teve a oportunidade de chegar à área contrária, a formação vimaranense marcou, com Tony Strata a atrasar a partir da direita e Gonçalo Nogueira a entregar a bola a Oumar Camara, que se posicionou para um remate à meia volta à entrada da área, ao ângulo inferior esquerdo.
Os jogadores ‘auri-verdes’ continuaram ‘enérgicos’ em campo e tentaram alvejar a baliza de Charles em remates de longe, de Hodge, aos oito minutos, e de Van der Heide, aos 12, mas o Vitória organizou-se com rigor sem bola, num sistema tático ‘5-4-1’, e dilatou a vantagem quando teve, de novo, espaço para atacar.
Num movimento ofensivo rápido, Gustavo Silva tocou de calcanhar para Oumar Camara, que, por sua vez, assistiu Miguel Nogueira para o remate certeiro, que contou com o ressalto em Maviram para ‘trair’ Bernardo Fontes.
Com o Tondela a ‘esmorecer’ após o segundo golo sofrido, a equipa da ‘casa’ controlou plenamente o embate até ao intervalo, tendo disposto de um remate à trave de Gustavo Silva, aos 24 minutos, e de um cabeceamento ao lado de Thiago Balieiro, aos 42, para ampliar o resultado.
A equipa treinada por Gil Lameiras só precisou de 10 minutos na segunda parte para dissipar qualquer dúvida quanto ao desfecho do encontro, com mais dois golos a punirem erros ‘crassos’ do Tondela e a darem contornos de goleada ao resultado.
Samu apontou o terceiro golo vitoriano a partir da marca de grande penalidade, após Hodge ter intercetado a bola com o braço no interior da área beirã, e Gustavo Silva rematou cruzado e fora do alcance de Bernardo Fontes após ‘roubar’ a bola a Brayan Medina.
O central colombiano do Tondela viveu uma tarde para ‘esquecer’ e esteve na origem de mais um golo adversário, ao cometer uma grande penalidade sobre Gustavo Silva que permitiu a João Mendes marcar pela primeira vez ao serviço de uma equipa que se limitou a gerir a vantagem no tempo que restou.