No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
O concelho de Vouzela conseguiu duplicar os níveis de reciclagem em seis anos, tendo passado a reciclar 390 toneladas no ano passado. Em 2015, esse número era de 196 toneladas.
Os números da Câmara local falam de uma evolução “notória” na separação dos resíduos em todo o município.
Segundo as contas do executivo de Rui Ladeira, o vidro reciclado aumentou das 99 toneladas recicladas em 2015 para 169 toneladas em 2020.
Já os números do papel e cartão mais do que duplicaram passando de 63 para 136 toneladas. O plástico também cresceu das 34 para as 85 toneladas.
“A evolução da gestão dos resíduos sólidos urbanos no concelho mostra que a população tem vindo a mudar, gradualmente, os seus hábitos de separação do lixo”, sublinha a Câmara em comunicado.
A autarquia justifica o crescimento da reciclagem em Vouzela com as ações de educação ambiental realizadas junto das populações, nomeadamente junto do público escolar, e o investimento “na instalação de ecopontos por todo o concelho, inicialmente existentes nas sedes de freguesia e, mais recentemente, com o alargamento a todas as localidades do concelho, representando uma cobertura a 100%”.
A Câmara defende ainda que “há gestos simples que podem fazer toda a diferença” e lembra que a reciclagem permite “a conservação de recursos naturais e matérias-primas, a diminuição da poluição associada à recolha de matérias-primas, a redução do lixo enviado para aterros sanitários e incineradoras, a economia de energia e a redução de resíduos”.