No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
O concelho de Vouzela vai celebrar esta sexta-feira (14 de maio) o seu feriado municipal. No ano passado, as celebrações tiveram de ser comemoradas só em setembro por causa da pandemia.
A Câmara Municipal vai novamente promover uma sessão pública comemorativa, onde vão ser homenageadas três personalidades e um rancho folclórico do concelho. Os nomes foram todos aprovados por unanimidade pelo executivo.
O presidente da autarquia, Rui Ladeira, revela que, entre os homenageados, estará a engenheira Maria do Carmo Bica, que faleceu em 2020 vítima de cancro. “Assumimos logo como a primeira homenagem a ser feita a título póstumo pelo percurso que ela teve de vida e sobretudo pelo contributo para o concelho, a região e o país”, justifica o autarca.
Rui Ladeira acrescenta que a autarquia de Vouzela vai ainda homenagear o empresário António José Carvalho, “um filho da terra que tem investido muito no concelho e em particular na vila com várias áreas de negócio”, e prestar tributo a um grupo folclórico, o Rancho de Vilar na freguesia de S. Miguel do Mato, que é “uma das referências não só de Vouzela mas da região com a dimensão que conseguiu granjear”.
“Temos também o professor Fernando Pereira, de Queirã, mais concretamente da povoação de Igarei, que tem sido um ativo muito forte na dinâmica da aldeia, não só na direção dos Baldios mas também no apoio que dá ao desenvolvimento e requalificação de espaços públicos. Foi sempre uma pessoa empenhada”, acrescenta Rui Ladeira.
A homenagem pública acontece na sexta-feira, numa sessão que vai decorrer no Cineteatro de Vouzela.