No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
A Câmara de Vouzela vai prestar mais uma homenagem às vítimas dos incêndios de 15 de outubro, cinco anos após os violentos fogos que assolaram a região.
Segundo anunciou o município, a partir das 9h00, o executivo municipal liderado por Rui Ladeira (PSD) irá depositar uma coroa de flores no monumento evocativo de Vouzela, junto ao Instituto Missionário Marista, seguido de uma romagem aos cemitérios de Queirã, pelas 9h45, e de Ventosa, às 10h20, as localidades onde as chamas tiraram a vida a alguns habitantes.
A partir das 11h00, será celebrada uma missa na Igreja Paroquial de Cambra presidida pelo bispo de Viseu, D. António Luciano.
“À passagem do quinto aniversário, Vouzela volta a relembrar um dos dias mais trágicos da história do concelho e a evocar a vida e a memória daqueles que partiram na sequência do grande incêndio de outubro de 2017”, refere o município.
Em Vouzela morreram oito pessoas nos fogos de há cinco anos. Só na região de Viseu, as chamas fizeram mais de uma dezena de vítimas mortais. Ao todo, morreram em toda a região Centro 51 pessoas. Cerca de 70 sofreram ferimentos. Arderam mais de 220 mil hectares de terreno.