No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
Foi inaugurado este sábado, 7 de janeiro, em Sacorelhe, freguesia de Ventosa, em Vouzela, o TEAR – Centro de Interpretação do Linho e Burel da Serra do Caramulo. Trata-se de um espaço museológico que quer promover o linho e o burel, atividades que fazem parte da identidade artesanal do Caramulo.
O edifício da antiga escola primária de Sacorelhe é agora lugar de tradições e memórias. O novo equipamento cultural e turístico viu ali serem investidos 49.200 euros , apoiado pelo programa de Desenvolvimento Rural 2020.
“Na sala do linho o visitante poderá encontrar informação sobre a história, o processo de fabrico, peças e instrumentos relacionados com a produção do linho. Por sua vez, na sala do burel estará em evidência a capucha caramulana, um dos trajes mais representativos das zonas serranas da Beira Alta”, revela o município de Vouzela em comunicado.
Marcaram presença na inauguração o executivo da Câmara Municipal de Vouzela, o executivo da Junta de Freguesia de Ventosa, o Presidente da Assembleia Municipal, representantes da ADDLAP, bem como outras entidades e a população local.