Antes de renovar o telhado ou substituir as telhas, é essencial tomar…
A Faculdade de Medicina Dentária, da Universidade Católica em Viseu, celebra 5…
Miauuu! Chamaram por mim? Sou a Bella, a gatinha mais fofinha, saltitante…
por
André Marinho
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
por
Jorge Marques
O concelho de Vouzela vai integrar o projeto Mapas Natureza, que arranca esta sexta-feira (30 de julho), um “projeto de ativação cultural” que visa tirar partido das áreas classificadas ligadas à natureza.
Esta iniciativa vai decorrer no Parque Natural Vouga Caramulo e também em mais nove áreas classificadas da região Centro que integram a rede iNature.
“Nós vamos fazer uma série de iniciativas que estão programadas entre 30 de julho e 17 de outubro, de modo a valorizar estes territórios”, refere Rui Ladeira, presidente da Câmara de Vouzela.
O autarca carateriza a programação que o Mapas Natureza apresenta como “multidisciplinar” incluindo “concertos, criações colaborativas, instalações, pequenos documentários, caminhadas e outras atividades para promover o património natural e cultural associado”.
Rui Ladeira acredita que este projeto pode fazer atrair mais turistas para valorizar o território. “Tudo o que tenha a ver com a valorização do interior é do que há de melhor e que pode ser usufruído não só nestes momentos estruturados”, afirmou acrescentando que o projeto quer incentivar os turistas a conhecerem as outras regiões onde o Mapas Natureza irá decorrer.
“É também uma forma de, quando se dá a conhecer e as pessoas terem a primeira experiência, poderem ir a qualquer uma das regiões porque têm outros produtos não só na parte natural, mas também na parte patrimonial e gastronómica. E é isso o que queremos dar a conhecer com uma programação cultural estruturada”, disse.
O projeto junta também os parques naturais de Sicó/Alvaiázere, Estrela Geopark, Lousã, Gardunha, Aire e Candeeiros, Malcata, Açor, Vale do Côa e Geopark Naturtejo, envolvendo um total de 12 concelhos da zona Centro. As iniciativas vão decorrer ao ar livre com as regras de segurança face à Covid-19.