Futebol União de Leiria vs Tondela
chamito académico de viseu
aldeia povoa dao
aluguer aluga-se casas
Casas Bairro Municipal Viseu 3
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25

Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….

07.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
palavras e letrasjpg
exposição lego viseu
all dance
Home » Notícias » Concelho » Viseu » Melhores vinhos de Portugal vão ser conhecidos no Mercado 2 de Maio em Viseu

Melhores vinhos de Portugal vão ser conhecidos no Mercado 2 de Maio em Viseu

O concurso decorre em dois momentos, o primeiro em Santarém, entre 5 e 7 de maio, e depois em Viseu, nos dias 8 e 9. A apresentação do concurso aconteceu esta quarta-feira (23 de abril), no Solar do Vinho do Dão, em Viseu

 Investidor de Lisboa compra aldeia histórica de Póvoa Dão por 2,35 milhões em leilão online
23.04.25
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Investidor de Lisboa compra aldeia histórica de Póvoa Dão por 2,35 milhões em leilão online
23.04.25
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Melhores vinhos de Portugal vão ser conhecidos no Mercado 2 de Maio em Viseu

O Mercado 2 de Maio, em Viseu, vai ser palco da fase final da 12ª edição do Concurso Vinhos de Portugal. A iniciativa acontece em maio e à prova vão estar vinhos das várias regiões do país.

O concurso decorre em dois momentos, o primeiro em Santarém, entre 5 e 7 de maio, e depois em Viseu, nos dias 8 e 9. Na fase inicial do evento estarão a concurso 1.300 amostras, que estarão com a presença de 72 jurados, de 14 países, incluindo enólogos, sommeliers, jornalistas e wine educators.

Na segunda fase, que decorre em Viseu, o júri composto por três provadores nacionais e três estrangeiros vai avaliar 10% das amostras de vinho e eleger os “Grandes Ouros” e os “Melhores do Ano”. A cerimónia de entrega de prémios acontece no dia 9.

A apresentação do concurso realizou-se esta quarta-feira (23 de abril), no Solar do Vinho do Dão, em Viseu, e contou com a presença do presidente da ViniPortugal, que organiza o evento há vários anos. “É o maior concurso de vinhos portugueses, não há mais nenhum com esta dimensão”, destacou Frederico Falcão.

Sobre os melhores vinhos do país, o responsável explicou que o concurso atribui medalhas grande ouro, ouro, prata e bronze. Mas, devido à qualidade dos vinhos, nos últimos anos o concurso “não tem medalhas de bronze para ficar tudo no ouro e prata”.

Frederico Falcão destacou ainda alguns nomes fortes que estarão entre os elementos do jurí, como “dois ‘master wine’, aquelas pessoas que sabem tudo e mais alguma coisa e um deles é o único de língua portuguesa, Dirceu Vianna Júnior” e ainda dois ‘master sommelier’, como o norte-americano Evan Goldstein.

O concurso conta ainda com Bento Amaral, “uma das figuras mais respeitada no panorama vitivinícola nacional; Luís Lopes, fundador da Revista de Vinhos; o enólogo Manuel Lobo de Vasconcelos, e Kenichi Ohashi, “um especialista e das maiores autoridades japonesas que se estreia” neste concurso.

Frederico Falcão disse que, durante a estadia em Viseu, os especialistas “vão ter oportunidade de conhecer a cidade e a região do Dão, desde produtores e várias quintas, a um programa mais cultural, com passagem por museus”.

“A ideia é que regressem aos seus países com um maior conhecimento, não só dos vinhos portugueses, mas também da região, para que se apaixonem e regressem e possam ser um bocadinho embaixadores”, defendeu.

Em jeito de balanço, Frederico Falcão disse que, desde o primeiro concurso, em 11 edições realizadas, foram avaliados 12.894 vinhos e foram atribuídas 3.974 medalhas; 322 grande ouro; 936 ouro e 2.580 prata.

No final da apresentação, Frederico Falcão reforçou a apreensão existente em relação às taxas impostas pelos Estados Unidos da América (EUA), apesar de afirmar que “é preciso perceber o que vai acontecer no período de 90 dias de suspensão”.

“Os EUA são o país para onde mais exportamos, embora tenham vindo a cair nos últimos anos, quer na importação, quer no consumo. Ainda assim, não é um mercado fácil de substituir. Mas também não nos podemos esquecer que são 50 estados com regras e leis diferentes e acho que ainda há muito para explorar”, defendeu.

Na apresentação marcou ainda presença o presidente da Comissão Vitivinícola Regional do Dão, Arlindo Cunha, que destacou a importância da realização deste evento no território. “Vai permitir evidenciar ainda mais a qualidade dos Vinhos do Dão, que normalmente obtêm uma percentagem de medalhas significativamente superior à sua quota de mercado”.

Já Fernando Ruas, presidente da Câmara Municipal de Viseu e da Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões, sublinhou o “momento muito importante de afirmação da região”.

“Durante dois dias, as atenções do mundo dos vinhos vão estar direcionadas para Viseu, pelo que este evento será uma montra privilegiada para a promoção dos Vinhos do Dão e das experiências da região”, disse o autarca.

 Melhores vinhos de Portugal vão ser conhecidos no Mercado 2 de Maio em Viseu
Arlindo Cunha Frederico Falcão Fernando Ruas e Nuno Martinho
pub
 Investidor de Lisboa compra aldeia histórica de Póvoa Dão por 2,35 milhões em leilão online

Outras notícias

pub
 Investidor de Lisboa compra aldeia histórica de Póvoa Dão por 2,35 milhões em leilão online

Notícias relacionadas

Procurar