policia-judiciaria
barco douro cinfaes
mau tempo queda de arvores
janela casa edifício fundo ambiental
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
aluguer aluga-se casas

No coração verde do concelho de Viseu, Côta é uma aldeia onde…

16.02.26

Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…

12.12.25

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
roberto rodrigues escanção
CVRDao_2
March-711-4
Home » Notícias » Concelho » Viseu » Câmara de Viseu quer transporte “Ir e Vir” para quem anda de comboio

Câmara de Viseu quer transporte “Ir e Vir” para quem anda de comboio

Ideia do autarca, Fernando Ruas, é incluir o preço do serviço de transporte a pedido no bilhete de comboio e permitir que os passageiros tenham “boleia” das estações ferroviárias até Viseu

Micaela Costa
 Feira de São Mateus: Bombeiros resgatam pessoas presas em diversão
24.04.25
micaela.costa@jcentro.pt
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Feira de São Mateus: Bombeiros resgatam pessoas presas em diversão
24.04.25
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Câmara de Viseu quer transporte “Ir e Vir” para quem anda de comboio

O presidente da Câmara Municipal de Viseu quer permitir que o serviço de transporte “Ir e Vir” sirva como “boleia” para os passageiros que chegam às estações ferroviárias da região e queiram deslocar-se para o concelho de Viseu.

Para isso, Fernando Ruas diz que está a ser estudada uma forma de integrar o valor do transporte a pedido no bilhete de comboio e que o tema já foi abordado com o Governo.

“Foi colocada à secretária de Estado da Mobilidade a possibilidade, nomeadamente com a CP [Comboios de Portugal], de o passageiro não ter que estar a tirar mais um bilhete. Era uma comunicação entre duas entidades”, disse o autarca aos jornalistas no final da reunião de executivo que decorreu esta quinta-feira (24 de abril).

O projeto de mobilidade e transporte a pedido Ir e Vir vai avançar no concelho de Viseu até ao final do mês de maio, anuncio foi feito pelo presidente da Câmara na última reunião da Assembleia Municipal.

Ainda sobre os transportes públicos do concelho de Viseu, Fernando Ruas disse que faltam apenas as “burocracias” para que este serviço passe a ser gerido pela Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões, à semelhança do que acontece em outros municípios.

No final do ano passado, o executivo municipal aprovou a realização de um estudo que determinasse se a gestão dos transportes urbanos da cidade de Viseu deveria ser municipal ou intermunicipal e que seria feito pela CIM. Entretanto, o estudo “já foi feito”, restando agora que as entidades também deem o “ok”.

Fernando Ruas, que é também presidente da CIM Viseu Dão Lafões, aproveitou ainda para divulgar outra intenção, que passa pela criação de um passe único e um bilhete mais barato.

“Estaríamos a falar de um passe mensal de 20 euros que dá para toda a CIM e um bilhete de 0,50 para o transporte urbano”. Para que isso também possa acontecer no concelho que dirige, Fernando Ruas sublinhou que “Viseu tem que se integrar, progressivamente, nos transportes da CIM”.

A CIM Viseu Dão Lafões é composta por 19 municípios: Aguiar da Beira (distrito da Guarda), Carregal do Sal, Castro Daire, Mangualde, Nelas, Oliveira de Frades, Penalva do Castelo, São Pedro do Sul, Santa Comba Dão, Sátão, Tondela, Vila Nova de Paiva, Viseu e Vouzela (distrito de Viseu).

pub
 Feira de São Mateus: Bombeiros resgatam pessoas presas em diversão

Outras notícias

pub
  • Clube Auchan. Registe-se e comece a poupar
  • Habifactus - Viseu cresce e nós crescemos consigo. A sua imobiliária de confiança há 23 anos.
  • Janelas 4Life. Qualidade, inovação e sustentabilidade
  • ReMax Dinâmica, a agencia numero 1 no Distrito de Viseu
 Feira de São Mateus: Bombeiros resgatam pessoas presas em diversão

Notícias relacionadas

Procurar